PF prende 6 em Mato Grosso por crimes ambientais em reserva indígena

Fonte: Só Notícias
Link: http://www.sonoticias.com.br/

A Polícia Federal, em conjunto com policiais da Força Nacional de Segurança Pública e fiscais do Ibama, desencadeou a chamada Operação Fazenda Brasil 2, dias 18 e 19 de novembro para prender pessoas e apreender bens utilizados no desmatamento e retirada ilegal de madeira do interior da Reserva Indígena da etnia Irantxe-Manochi, localizada no município de Brasnorte.

Ao final dos trabalhos foram presos 6 pessoas, todos em situação de flagrante de crimes ambientais, formação de quadrilha e furto de bens da união.  Além disso, foram apreendidos 4 tratores utilizados na derrubada das árvores, 6 motoserras, diversos machados, uma espingarda, um caminhão e 6 motocicletas utilizadas pelos infratores para rápidos deslocamentos no interior das terras indígenas.

É importante destacar a participação da Funai e do líder da etnia Irantxe ao lado das forças públicas durante a operação, formando uma sinergia entre o Estado e os principais interessados na preservação do meio ambiente em suas terras – os indígenas.

As investigações continuarão com o objetivo de identificar e responsabilizar os “gatos” ou “patrões”, responsáveis pela contratação da mão de obra utilizada no desmatamento da região e, posteriormente, os destinatários da madeira retirada ilegalmente da reserva indígena.

O nome Fazenda Brasil se refere à forma como os madeireiros denominam as terras de onde extraem madeira ilegalmente, considerando-as verdadeiras fazendas do Brasil.

O efetivo da Operação Arco de Fogo continuará deflagrando reiteradas operações Fazenda Brasil na região noroeste do Mato Grosso enquanto houver criminosos retirando madeira ilegalmente de terras da união e destruindo um dos maiores patrimônios de todos os brasileiros: a Amazônia.

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=371938

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.