Mulheres do MST ocupam Balsa em São Francisco

Mais de 250 mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ocupam a Balsado município de São Francisco.

Nos dias 6 e 7 mulheres vindas de Montes Claros, Jequitaí, Patrocinio, Coração de Jesus,Capitão Enéas e Engenheiro Navaro se reuniram no Assentamento São Francisco para debater os desafios da reforma agrária e a situação atual dos assentamentos.

A luta pela reforma agrária tem enfrentado diversos entraves colocados pelo Estado, que vãodesde o descaso por parte do Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA), até a indiferençadas prefeituras locais que não cumprem com o papel de garantir as condições básicas de infraestrutura. Grande parte dos Assentamentos da região norte de Minas Gerais ainda se encontram sem água encanada, sem energia elétrica, com péssimas condições de estrada, sem atendimento médico, sem garantia de condições para as crianças frequentarem a escola.

O Assentamento São Francisco há mais de nove anos vem enfrentando o descaso do INCRA e da prefeitura municipal. Um assentamento onde residem 60 famílias e não tem infraestrutura básica. As estradas são precárias, e em períodos chuvosos ficam intransitáveis, as crianças ficam sem poder frequentar a escola por falta de transporte, não recebe assistência médica, não possui água encanada e nem energia elétrica.

Devido toda essa problemática as mulheres ocuparam ontem, dia 8 de novembro, por volta de onze horas da manhã, no município de São Francisco, a balsa que faz a travessia do Velho Chico, como forma de reivindicar soluções concretas para os problemas de infraestrutura, saúde e educação.

Enviada por Ruben Siqueira

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.