4a. Jornada Ecumênica discutirá os desafios da justiça sócio-ambiental e a afirmação dos DHESCA

O principal desafio da 4ª JORNADA ECUMÊNICA, que tem como tema ECUMENISMO, ECOLOGIA, ECONOMIA E VIDA, será o de construir incidência pública-política (advocacy) para além da família ecumênica congregada na América Latina e Caribe. Ademais, os desafios da justiça climática impõem para a comunidade ecumênica uma atitude coletiva, capaz de demonstrar nossa contribuição, com o empoderamento das populações mais vulnerabilizadas devido a essas questões. A juventude será o eixo transversal das discussões, na afirmação dos Direitos (DHESCA) das populações, nos diferentes contextos e biomas que habitam, em uma jornada com caráter litúrgico celebrativo.

Desde 1994, quando foi realizada 1ª JORNADA ECUMÊNICA, passando pela 2ª JORNADA, em 2002, grandes transformações continuam ocorrendo no mundo, onde cada vez mais o desrespeito aos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais estão globalizados, caracterizando o aprofundamento do abismo entre ricos e pobres.

Se o símbolo da 2ª Jornada Ecumênica foi laços, o da 3ª JORNADA foi redes. Desde então, essas redes – entre jornadeiros/as, igrejas, organizações e instituições ecumênicas, com movimentos e organizações sociais – vem se estabelecendo, possibilitando um processo de criação, ampliação e fortalecimento do movimento ecumênico no Brasil e demais países da América Latina e Caribe.

Participantes:

Todos os jornadeiros/as e grupos, leigos/as e clérigos/as, com prioridade para as mulheres, as juventudes, os povos tradicionais e todos/as defensores/as de Direitos (DHESCA).

Programação resumida:

11/11 (quinta)

– Chegada jornadeiros/as
– Celebração CHEGANÇA: Apresentação da Jornada e Reafirmar os compromissos ao final da Jornada

12/11 (sexta)

– Celebração LEMBRANÇA
– Painel 1 – “Hacia la Construcción de la Justicia Sócio-Ambiental: Los desafios científicos, teológicos y de los pueblos”.
– Rodas de Diálogos: ECOLOGIA

13/11 (sábado)

– Rodas de Diálogos: ECONOMIA
– Celebração VIRAÇÃO
– Rodas de Diálogos: ECUMENISMO

14/11 (domingo)

– Apresentação das sínteses das Rodas de Diálogos
– Painel 2 – “La Afirmación de los Derechos Humanos, Económicos, Sociales, Culturales y Ambientales hacia la Construcción de Incidência Pública y Política”
– Grupos Regionais e Abraços de Compromissos
– Plenária de Partilha e Integração de Abraços de Compromissos

15/11 (segunda)

– Celebração ANDANÇA
– Apresentação dos Abraços de Compromissos
– Leitura da “Carta de Abraços de Compromissos às Incidências Públicas e Políticas”

Local:
Centro de Espiritualidade Inaciana Vila Kostka
Rodovia José Boldrini, 170 – Bairro Itaici
Indaiatuba – São Paulo – Brasil

Mais informações: http://www.projornada.org.br/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.