Lula, Dilma e os Guarani

“Provavelmente a recém eleita presidente do país, Dilma, herdará uma pedra no sapato – a não demarcação e garantia das terras dos Kaiowá Guarani, no Mato Grosso do Sul. É bom, que ao pensar a transição (continuidade) a equipe não se esqueça dessa agenda, que via de regra fica para o final da fila, depois de contemplar todos os interesses envolvidos na composição do poder”, escreve Egon Heck, coordenador do CIMI-MS, analisano a eleição de Dilma Rousseff a partir do ponto de vista dos povos Kaiowá Guarani. Eis o artigo.

Passados os dias da ressaca, dos santos e dos mortos, um feriadão inesquecível, voltemos aos primeiros habitantes dessa Terra de Santa Cruz. Para boa parte deles todos esses rituais pouco significaram. O gesto maior de cidadania e democracia que foi apertar dois numerinhos, talvez foi apenas depositar uma vez mais um  voto de esperança. Mas houve também comemorações.  Altas horas da noite. Toca do telefone “Estamos comemorando a vitória da Dilma aqui na aldeia de Paraguasu”, diz uma liderança Guarani. Fico até surpreso com a notícia, e ainda meio sonâmbulo, os felicito pelo gesto. Felicito-os, pois a cada eleição reciclam a esperança e muitas vezes amargam depois decepções. E ele dá as razões da festa “pobre vota em pobre”.

Vou conversar com Anastácio Guarani Kaiowá,  que teve a honra de conversar algumas vezes com o presidente Lula e alertá-lo da grave situação por que passa seu povo por causa da não demarcação das terras.  “Espero que Dilma, enquanto mulher, mãe e presidente seja sensível à causa dos povos indígenas, e tenha especial consideração com a difícil situação do grande povo Guarani e cumpra a Constituição, demarcando todas as terras indígenas e os demais direitos que aí temos garantidos. Com uma pitadinha de ironia e desconfiança arrisca uma sugestão “a senhora como ministra foi mãe do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e agora como presidente poderia ser  poderá ter a histórica iniciativa do “programa de aceleração da demarcação das terras  Guarani- PAG”.

Pedra no sapato

Provavelmente a recém eleita presidente do país, Dilma, herdará uma pedra no sapato – a não demarcação e garantia das terras dos Kaiowá Guarani, no Mato Grosso do Sul. É bom, que ao pensar a transição (continuidade) a equipe não se esqueça dessa agenda, que via de regra fica para o final da fila, depois de contemplar todos os interesses envolvidos na composição do poder.

O presidente Lula tem  menos de dois meses para diminuir sua dívida histórica com o grande povo Guarani, fazendo avançar os processos de identificação e regularização das terras. O que Lula não conseguir fazer em oito anos, espera-se que Dilma faça nos primeiros anos de governo. Os Kaiowá Guarani  tem uma paciência secular, mas não é infinita. E chegou ao limite.

Os Guarani, comemoraram com os milhões de brasileiros e pessoas no mundo inteiro, especialmente na America Latina, a sua vitória presidente Dilma. Especialmente os pobres e empobrecidos desse pais, os expulsos das terras, os sem terra, os índios,os quilombolas  e os excluídos de uma maneira geral, esperam ter seus direitos respeitados e sua vida e dignidade asseguradas.

Egon Heck

Povo Guarani, Grande Povo

Dourados, 3 de novembro de 2010

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=37991

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.