Pelo direito à verdade! Contra a manipulação da informação!

“O Senhor dos Papeis” – Video desenvolvido pelo coordenador Geral do COEXISTA – Grupo de Consciência Existencial e Coletiva como contribuição na mobilização on line do FLASH MOB: “XÔ MANIPULAÇÃO” Política não é teatro.

Nesta proposta, convidamos todas e todos os militantes sociais, artistas, intelectuais, estudantes, sindicalistas e pessoas dedicadas ou simpaticas às causas dos Direitos Humanos para de uma forma crítica, lúdica, criativa e pacífica, declararem sua indignação contra as tentativas de manipulação da informação ocorridas durante as eleições presidenciais de 2010.

Tendo a farsa da “bolinha de papel” como culminância de um processo de despolitização da política, pretendemos denunciar o jogo de interesses e de poder explicitado nas recorrentes tentativas da Rede Globo, Revista Veja, Folha de São Paulo e outras empresas midiáticas que, sistematicamente, utilizam dos paradoxos e lacunas da legislação da comunicação do país para defender seus interesses comerciais em detrimento do interesse público.

Defendemos a autonomia das pessoas, que devidamente mobilizadas, optem por desenvolver sua ação, individual ou articulada coletivamente, de acordo com as linhas mestras do FLASH MOB: XÔ MANIPULAÇÃO.

Propomos a realização de ações em todos os estados do Brasil, entre às 00h e 24h do dia 27 de outubro de 2010, tendo três diretrizes principais:

1) Identificação no Twitter do tag #XôManipulação e registro audiovisual, fotografico ou textual publicado na internet para posterior delimitação da abrangência do Flash Mob e divulgação de boas ideias de sensibilização da sociedade;
2) Utilização do Manifesto e Temática proposta como referencial das ações;
3) Não formalização ou definição prévia de formato das ações, abordando o de forma as tentativas de manipulação midiática do processo eleitoral.

Em Contagem-MG estamos organizando um Ato apartir das 17:30h na Praça do Iria Diniz, onde pretendemos contar com a aprticipação de um cartunista, artistas realizando malabares com bolinhas de papel, diversos jogos como “lugar de lixo é na lixeira” ou “volei cego” e o qeu mais a imaginação dos participantes proporem realizar.

FAÇA O MESMO: sozinho ou em grupo. Você que sentiu estimulado pela ideia do FLASH MOB, ajude na divulgação e realize um ação, independente do tamanho da mobilizaçõ, o importante é conseguirmos aglutinar intelectos, corações, mãos e atitudes em defesa da Demoatização da Comunicação, entendido, antes de mais nada, como um direito humano.

AJUDE DIVULGAR PARA A LUTA AVANÇAR!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.