Seminário apresenta experiências de sucesso no combate ao trabalho infantil

Natasha Pitts

Adital – Tem início na próxima sexta-feira, dia 29, o ‘Seminário virtual experiências exitosas para a prevenção e erradicação do trabalho infantil na América Latina’. Por meio de vídeos-conferências serão apresentadas experiências bem-sucedidas que formam parte do movimento mundial contra o trabalho infantil. A expectativa é reunir mais de mil pessoas na internet para participar do encontro.

Além da modalidade virtual, o Seminário também será realizado na modalidade presencial nas cidades de Lima, Bogotá, Buenos Aires, Panamá e San José. Em cada uma destas regiões se apresentará experiências que deram certo para combater o trabalho infantil.


Os encontros presenciais terão início às 8h30 em San José, na Costa Rica. Na oportunidade será apresentada no Escritório Internacional do Trabalho a experiência ‘Roteiros para prevenir e erradicar o trabalho infantil e suas piores formas’. Às 9h30 será apresentada no Panamá, na sede da empresa Telefônica, a experiência ‘Ação sindical contra o trabalho infantil’. Em Lima, Peru, no Escritório Internacional do Trabalho, as atividades também terão início às 9h30 locais.

Em Bogotá, na Colômbia, o encontro presencial também será realizado às 9h30, na sede da Telefônica. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o caso bem sucedido ‘Ação Pública contra o trabalho infantil’. Por fim, às 11h30, em Buenos Aires, na Argentina, será apresentada na sede da Telefônica a experiência ‘Rede de empresas contra o trabalho infantil’.
Ainda há tempo para realizar sua inscrição. Basta preencher o formulário presente no link http://white.oit.org.pe/ipec/documentos/fichadeinscripcion_2.doc e enviá-lo para o e-mail [email protected]. Desta forma você está automaticamente inscrito. Os participantes da modalidade virtual receberão um certificado de participação.

Mais informações em www.oit.org.pe/ipec ou www.telefonica.com.pe/pronino.

Encontro Internacional

Nos dias três e quatro do próximo mês de novembro, a erradicação do trabalho infantil também estará em pauta. Nesta data acontecerá em Bogotá, Colômbia, o III Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil, uma iniciativa da Fundação Telefônica com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Na ocasião, o tema que puxará os debates será “Redes e Inovação para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil”.

Durante o III Encontro Internacional, que já teve suas etapas virtuais nos meses de setembro e outubro, os participantes debaterão prioritariamente o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) como ferramentas para ajudar a erradicar o trabalho infantil. A possibilidade de unir novas tecnologias e combate ao trabalho infantil surge da percepção de que inovações como as redes sociais são capazes de unir grandes grupos em torno de um mesmo tema.

O objetivo, segundo a telefônica, “é criar uma rede internacional para promover a conexão, articulação e colaboração dos atores sociais especializados para acabar com o trabalho infantil na América Latina”.

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=51907

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.