Colômbia: 90 indígenas assassinados em 2010

Adital – A Organização Nacional Indígena da Colômbia (ONIS) denunciou que 90 indígenas foram assassinados ao longo do ano 2010, pertencentes em sua maioria às comunidades Nasa, no departamento de Cauca, e Wayúu, em La Guajira.

Os assassinatos ocorrem em mãos de membros da Polícia Nacional, o Esquadrão Móvel Antidistúrbios (ESMAD), o Exército e grupos paramilitares.
As populações indígenas afrontam um contexto geral de violações graves, sistemáticas e reiteradas de seus direitos.


Luis Evelis, dirigente da Onic, indicou que outra problemática preocupante é o deslocamento forçado a que foram submetidos os membros destas comunidades, por grupos à margem da lei.

“Oitenta mil indígenas foram deslocados nos últimos anos, isso nos preocupa porque nossa comunidade é 3% da população colombiana”, assegurou o líder étnico.

A pobreza já começa a causar estragos nestas comunidades. Segundo Luis Evelis, 50 crianças morreram em Chocó, no primeiro semestre, vítimas de doenças preveníveis ou desnutrição.

Segundo a ONIS, “de um milhão e 300 mil indígenas que vivem atualmente na Colômbia, cerca de 70% se considera impossibilitado para competir laboralmente com o resto dos colombianos”, por isso que fizeram um chamado ao presidente Juan Manuel Santos com a finalidade de agilizar a restituição de terras para poder trabalhar na zona rural, que é sua especialidade.

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=51735

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.