CE – Nota Pública da Comunidade de Curral Velho

Hoje, dia 16 de outubro de 2010, na Marcha do Vale, que acontece na cidade de Bela Cruz, com o tema “A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR”, nós da comunidade de Curral Velho, em nome da defesa da vida, queremos denunciar o desrespeito ambiental que estamos passando.

Desrespeito é uma maneira educada de falar da destruição da natureza que acontece em nossa comunidade, causada principalmente pela criação de camarão em cativeiro (carcinicultura) e pela instalação de Usinas Eólicas, que chegaram sem pedir permissão, sem se importar com a nossa cultura e com o nosso modo de vida e, ainda, cortam os nossos mangues, de onde as famílias de nossa comunidade retiram seu sustento.

Queremos e vamos, mais uma vez, denunciar que os nossos mangues estão sendo desmatados, que nossas águas estão sendo poluídas por produtos químicos que são jogados de dentro dos viveiros, denunciar as constantes tentativas de suborno e ameaças de morte por parte desses empresários. Deixaremos claro que não vamos ficar de braços cruzados, lutaremos!

Não somos contra o desenvolvimento, queremos apenas que ele aconteça de forma sustentável.

Sonhávamos que chegaria um dia, em que não seria mais necessário construir tantas hidrelétricas para se obter energia… Pensávamos que se podia usar um tipo de energia renovável que não degradasse o meio ambiente, uma energia limpa! A ENERGIA EÓLICA que deveria ser essa fonte de energia limpa e renovável, não precisaria devastar o meio ambiente como vem acontecendo nas comunidades vizinhas.

Não queremos um monte de máquinas enormes passando por entre nossas ruas estreitas, fazendo rachar nossas casas, não queremos um empreendimento que privatize nossas praias e nosso manguezal.

E quando denunciamos, lutamos, somos ameaçados. Não verbalmente… Pessoas de nossa comunidade já sofreram ameaças físicas, não têm paz, ficam traumatizadas, com medo de se pronunciarem em público, preocupadas com o que pode lhes acontecer.

E é com o intuito de proteger nosso manguezal, de proteger nosso povo, nossa cultura, que denunciaremos mais e mais estes grandes problemas, tentaremos em nossas falas, conscientizar pessoas, de que LUTAR É PRECISO, de que não podemos ficar parados/as vendo as INJUSTIÇAS acontecerem….

AMPCV – Associação de Marisqueiras e Pescadores de Curral Velho

http://www.portaldomar.org.br/blog/portaldomar-blog/categoria/noticias/nota-publica-da-comunidade-de-curral-velho

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.