Carta de entidades e movimentos em apoio a Dilma Rousseff

No dia 16 de outubro, na Praça da Rodoviária em Belo Horizonte, a candidata Dilma Rousseff e o presidente Lula receberam, de entidades e organizações do campo de economia solidária, agroecologia e reforma agrária, uma cesta de produtos alimentares da agricultura familiar e um manifesto de apoio a sua candidatura. Confira abaixo.

Manifestação de apoio “Dilma Rousseff presidente”

Nós, organizações populares, que organizam, apoiam e representam trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade, em sindicatos, associações, cooperativas, empreendimentos de economia solidária e movimentos sociais, e que defendemos a agricultura familiar, a reforma agrária, a economia solidária, a economia a serviço da vida, a soberania e segurança alimentar e a agroecologia como base para um modelo de desenvolvimento sustentável, manifestamos à nação brasileira nosso apoio à candidata Dilma Rousseff.

O Brasil de hoje não é mais o Brasil de 8 anos atrás e nossos trabalhadores e trabalhadoras não querem o retrocesso, a volta do passado e nem interromper os avanços que conquistamos no governo Lula. É por isso que, para nós, o País está diante da mais importante eleição presidencial de sua história.

Hoje é o Dia Mundial da Alimentação, e o Brasil pode se orgulhar de ter cumprido, em metade do tempo, uma das principais metas do milênio ao retirar da fome e da pobreza 28 milhões de brasileiras e brasileiros, graças ao conjunto das políticas sociais, culturais e econômicas inovadoras, dentre as quais destacamos o aumento do salário mínimo, geração de trabalho e renda, programa Fome Zero, Bolsa Família, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), Territórios da Cidadania e a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Temos a convicção de que Dilma na presidência garantirá a manutenção e expansão deste projeto de nação, permitindo ao povo brasileiro um novo ciclo de desenvolvimento sustentável que garanta o avanço na reforma agrária e justiça social e ambiental, na defesa da segurança e soberania alimentar e nutricional, no reconhecimento do trabalho associado e da economia solidária, no fortalecimento do associativismo e do cooperativismo, na ampliação do fomento da produção da agricultura familiar, camponesa e agroecológica, na melhoria de trabalho e renda dos trabalhadores rurais, na promoção do consumo responsável e na preservação da natureza e da biodiversidade brasileiras, em especial os biomas da Amazônia e do Cerrado.

Estamos certos de que Dilma promoverá políticas estruturantes e a garantia dos direitos sociais conquistados, ampliando a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens, sem distinção de raça, etnia e religião e reconhecimento dos povos e comunidades tradicionais, fortalecendo políticas afirmativas de gênero, juventude e terceira idade.

Por isso conclamamos a sociedade brasileira, sobretudo trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade para, em uma grande mobilização popular, elegermos Dilma Rousseff presidente do Brasil.

Assinados:

CONTAG
UNICAFES
Via Campesina
UNISOL – BR
ANCOSOL
FBES – Fórum Brasileiro de Economia Solidária
FBSSAN – Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
ANA – Articulação Nacional de Agroecologia
CONCRAB
CUT
CTB
Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis
Conselho Nacional das Populações Extrativistas
FETRAF BR
ADS/CUT
ANTEAG
Instituto Marista de Solidariedade
Rede de Gestores Públicos de Economia Solidária
Rede de ITCPs
RedeSol / BH
Pastoral de Rua / BH
Observatório do Trabalho da UFMG

Baixe o documento aqui.

http://www.fbes.org.br/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.