Retomada do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe na região de Pau Brasil

Escrito por Equipe Itabuna

Membros da comunidade indígena Pataxó Hã hã hãe, reunindo 70 famílias e 350 indígenas, retomaram as propriedades de Santa Maria, Serras das Águas, Serra do Ouro, Iracema, entre outras, totalizando mais de cinco mil hectares de terras, localizadas na região dos Vinte e Cinco, entre os municípios de Pau Brasil e Itaju do Colônia, no dia 04 de outubro.

Eles aguardam há mais de 28 anos uma solução para que possam voltar em definitivo às suas terras invadidas por fazendeiros de gado e cacau, e desde 1982 esperam o resultado de uma Ação Cível Original de Nulidade de Títulos impetrada pela FUNAI em favor da comunidade.

Através da retomada – símbolo da resistência Pataxó Hã hã hãe – o grupo reivindica a ocupação das terras indígenas por fazendeiros, cobrando do Estado a regularização do Território Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu.

A morosidade do poder público em resolver esta questão tem contribuído de forma direta e indireta para os conflitos na região entre indígenas, que lutam pela ocupação integral de suas terras, e os fazendeiros e grandes latifundiários, que defendem a “chumbo” seus interesses.

Os Pataxó Hã hã hãe convocam a sociedade civil organizada, ONGs, órgãos governamentais responsáveis pela causa indígena a se envolverem na luta dos índios, garantindo seus direitos e proteção. Confira em anexo a nota do CIMI e Ofício para a FUNAI.

http://www.cptba.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=491:retomada-do-povo-pataxo-ha-ha-hae-na-regiao-de-pau-brasil&catid=8:noticias-recentes&Itemid=6

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.