Funai continua estudo sobre índios isolados em Mato Grosso

A Fundação Nacional do Índio – Funai publicou no Dário Oficial da União nesta quarta-feira (29) o Ato Ministerial que renova por mais dois anos a restrição de entrada e permanência de pessoas estranhas nas terras indígenas Piripkura, localizadas nos municípios de Colniza e Rondolândia, no noroeste de Mato Grosso.  A proibição passou a valer a partir de ontem, de acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União.

O grupo indígena contactado nos anos 88 da etnia Tupi-Kawahiva, mais conhecidos por outros índios da região com Piripkura, ainda vêm sendo estudado e acompanhados pela Funai.  Como garantia da proteção territorial, contra o avanço de fazendas de gado, o órgão tomou a decisão para manter o controle de acesso à terra indígena.  Em parceria com o Ibama, Policia Federal, a Funai continua com a interdição imposta há dois anos atrás.  Essa renovação da interdição dará tempo para terminar os estudos sobre os grupos isolados da região.

Uma das preocupações principais da Funai, é a integridade desses povos indígenas isolados.  A Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Conctados – CGIIRC está acompanhando e emitindo a autorização para aqueles que queiram ingressar nas terras Piripkura.

Além disso as Coordenações próximas as áreas estará fazendo o controle e a fiscalização nas terras “A Funai tem a responsabilidade de assegurar os direitos dos índios e fazer um controle com relação as contaminações, prevenindo qualquer doença”, reforça Ariosvaldo dos Santos, um dos técnicos indigenistas da CGIIRC, quando menciona que essa ação é tanto para o controle na exploração da terra quanto para prevenção de riscos à saúde da comunidade isolada.

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=368234

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.