Presidente Lula destina áreas para reforma agrária em oito estados

Fonte: Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
Link: http://www.incra.gov.br/

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destinou mais 20 imóveis rurais ao Programa Nacional de Reforma Agrária.  Os decretos de desapropriação foram publicados na edição de quinta-feira (23/9) do Diário Oficial da União (DOU) e somam uma área de pouco mais de 33 mil hectares, distribuída pelos estados do Acre, Bahia, Maranhão, Pará, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Sergipe.  Ao todo, serão assentadas 564 famílias de trabalhadores rurais.

De acordo com a Diretoria de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamentos do Incra, a conclusão das desapropriações depende agora de avaliação dos imóveis, liberação de recursos para pagamento das indenizações e imissão de posse na Justiça.

No Diário Oficial desta quinta, o estado com a maior área destinada à reforma agrária é a Bahia, com 10,8 mil hectares, que vai atender um total de 143 famílias.  Em seguida, aparece o Piauí, com 110 beneficiários.  O Acre receberá 42 famílias de trabalhadores rurais, o Pará atenderá outras 34.  Pernambuco e Paraíba poderão assentar 54 e 46 famílias, respectivamente.  Para o Maranhão, as áreas destinadas tem capacidade para assentar 95 famílias.  Já o Sergipe prevê o assentamento de 40 novas famílias nos imóveis decretados.  Confira onde estão estes imóveis e a capacidade de assentamento de cada um deles:

Acre

Foi destinada a fazenda Seringal Porto Petters, no município de Porto Walter.  A área possui 1,9 mil hectares e tem capacidade para assentar 42 famílias.

Bahia

A Bahia terá cinco novas áreas transformadas em assentamentos rurais pelo Incra.  No município de Campo Alegre de Lurdes, a fazenda Mundo Novo, com 9 mil hectares, deve receber 81 famílias.  No município de Casa Nova, a fazenda Santa Rita, com 404 hectares, atenderá oito famílias.  Em Itanagra, foi destinada a fazenda São Pedro II, com 239 hectares e capacidade para 18 famílias.  Já no município de Mata de São João, a fazenda Morro Alto receberá 10 famílias em pouco mais de 80 hectares, e a fazenda Monte Cristo, com mil hectares, vai abrigar 26 novas famílias de trabalhadores rurais.

Maranhão

Para o Maranhão, o presidente Lula destinou áreas em dois municípios: Brejo e Codó.  Serão desapropriadas as fazendas Monte Alegre I e II, com o total de 734 hectares, e o complexo Buriti Corrente, com 2,6 mil hectares.  Ambos receberão 18 e 77 famílias, respectivamente.

Pará

A fazenda Estiva, localizada no município de Conceição do Araguaia, no Pará, também foi destinada à reforma agrária pelo presidente da República.  É uma área de 2,8 mil hectares e tem capacidade para assentar 34 famílias.

Paraíba

Mais dois municípios paraibanos tiveram áreas destinadas à reforma agrária.  Em Conceição, o imóvel Crispim/Taboleiro, com 2,5 mil hectares, atenderá pelo menos 20 famílias.  Já no município de Gurinhém, foi destinada a fazenda Três Passagens, com 576 hectares e capacidade para 26 famílias.

Pernambuco

O estado teve três áreas decretadas para reforma agrária nesta quinta-feira (23/9).  Em Petrolina, o Incra vai desapropriar a fazenda Gerência Local, com pouco mais de 160 hectares e capacidade para assentar 12 famílias.  Em Santa Maria da Boa Vista, a fazenda Melancia, com área de 1,3 mil hectares, deve receber 16 famílias.  Já no município de Sertânia, foi destinada a fazenda Cachoeira do Guilherme, com mil hectares e capacidade para 26 famílias.

Piauí

O Piauí terá três novos assentamentos.  Em Pimenteiras, a fazenda Maquiné, com quase cinco mil hectares, vai atender 89 famílias.  Em São João do Piauí, o imóvel Pajeú e Serra, que soma área de dois mil hectares, tem capacidade para 13 famílias.  Já em Teresina, foi destinada a fazenda Baixa Bonita, com área medida de 360 hectares e previsão para assentar oito famílias.

Sergipe

Para o Sergipe, foram destinados três imóveis: fazenda Praia de São José (513 ha), em Indiaroba, para 10 famílias; fazenda Karacatu (800 ha), em Itapicuru, com possibilidade de assentar 22 famílias; e fazenda Betânia, no município de Lagarto, que vai receber oito famílias em uma área de 128 hectares.

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=367652

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.