Mais de mil crianças sofrem de exploração laboral em minas ilegais

Adital – Captados através de falsas promessas de emprego, são a presa fácil das máfias que veem naqueles setores de menores recursos econômicos, as suas vítimas ideais. Alberto Arenas, especialista em prevenção do tráfico de pessoas da Capital Humano e Social (CHS) Alternativo, afirma que seis de cada dez pessoas caem nestas redes de tráfico de pessoas no âmbito laboral, graças a estes mecanismos.

Orientado pela campanha nacional e multisetorial “Nenhum trabalho vale mais que tua liberdade”, o especialista indicou estas cifras na região Madre de Dios, um dos lugares de destino mais frequente para este tipo de delito.

Arenas assinalou que “segundo um informe do Instituto de Defesa Legal (IDL), existem mais de mil menores de idade em condição de exploração nos bares e cantinas, localizados nas zonas próximas às jazidas de ouro de Madre de Dios”, ao que acrescentou que esta zona é ponto de destino de menores de idade e pessoas de baixos recursos procedentes do sul do país (Peru), mas, que uma vez nas zonas de exploração perdem contato com seus familiares e amigos, e certamente não contam com acesso a assessoria legal ou outro tipo de ajuda.

Outro dos aspectos destacado por Arenas sobre esta problemática está vinculado ao transporte e pediu às empresas dedicadas a prestar este tipo de serviço que se unam à campanha contra a escravidão moderna, aplicando medidas que evitem o translado de menores de idade sem documentação ou sem companhia de seus pais, das unidades de transporte.

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=51141

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.