Começa hoje,dia 23, curso de prevenção ao tráfico de pessoas no Ceará

Tatiana Félix

Adital – Cerca de 120 pessoas estarão reunidas a partir de hoje, dia 23, na sede do Banco do Nordeste (BNB) em Fortaleza, capital do Ceará, para participar do Curso de Formação para Agentes Multiplicadores na Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A capacitação segue até sexta-feira (24) e é uma iniciativa do Instituto de Estudos Direito e Cidadania (IEDC), em parceria com o Instituto Latino-americano de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (ILADH) e Winrock Internacional Brasil, e tem o apoio do Banco do Nordeste (BNB).

O objetivo é dar visibilidade à realidade do crime de Tráfico de Seres e alertar o setor econômico sobre os danos do tráfico para a economia da região Nordeste. Além disso, a formação dos agentes visa contribuir na prevenção das vítimas em potencial, que são, geralmente, mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

“Esta modalidade criminosa (tráfico de pessoas) tem forte relação, no Nordeste, com o setor de serviços, especialmente em atividades ligadas – direta ou indiretamente – ao turismo”, afirmou a vice-presidente do IEDC, Inês Soares.

“Chegaram ao IEDC, notícias, que não podemos confirmar, de que há mulheres de países africanos, presas em Fortaleza, cumprindo pena em presídio de países, que foram vítimas de tráfico, mas, que não podem denunciar este fato, pois se o fizessem, sua vida estaria em risco”, denunciou Inês.

Por essa e por outras razões é que, segundo ela, é importante capacitar pessoas na região para informar e multiplicar os conhecimentos sobre ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas, em suas três modalidades: exploração sexual, tráfico de órgãos e trabalho escravo. Um dos focos do evento é atingir os setores produtivos, com poder econômico, para somar ações no combate a este crime.

“No entanto, há uma peculiaridade no enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: embora esse crime seja bastante praticado, muitos ainda não veem essas ações como ações criminosas. Há um olhar de que a vítima não é vítima, pois há uma aparência de liberdade nas ações da vítima, que passa a ser vista como beneficiária da ação dos criminosos”, esclareceu Inês. Mas, “as vítimas do Tráfico de Pessoas não podem mais ficar invisíveis”, disse.

Ela afirmou que muitas pessoas, mesmo já sendo sensíveis à temática de Direitos Humanos, ainda não sabem exatamente o que é Tráfico de Seres Humanos. “Por isso, começaremos o curso com um painel sobre o que é Tráfico de Pessoas e como ele é visto, já que a mídia tem um importante papel na divulgação dos casos e na abordagem do tema e da posição da vítima”, explicou. “Nossa expectativa é que os participantes saibam explicar a qualquer um o que significa a expressão ‘Tráfico de Pessoas’”, comentou.

Durante o curso serão abordados temas envolvendo Direitos Humanos, Diversidade Sexual, Sistema Brasileiro de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para fins de Exploração Sexual. Além disso, haverá troca de experiências e exibição de filmes e documentários sobre o problema.

Ela informou que ao final do curso haverá um módulo em que os participantes deverão elaborar um plano de ação, que será enviado para a coordenação do curso. “Nossos planos é que tenhamos outro curso no primeiro semestre de 2011”, adiantou. De acordo com Inês, os novos agentes deverão reaplicar o que aprenderam, de acordo com a área de atuação profissional de cada um.

Dia Internacional contra Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e crianças

Amanhã (23) é celebrado o Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. Diversas cidades brasileiras aproveitam a ocasião para realizarem eventos aprofundando os debates sobre o assunto.

O IEDC também foi convidado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), organismo da Organização das Nações Unidas (ONU), a participar como observador, da 5ª Conferência sobre crimes transnacionais, que acontecerá em Viena, na Áustria.

http://www.adital.com.br/hotsite_trafico/noticia.asp?lang=PT&cod=51140

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.