Mulheres Pataxó realizam reunião na aldeia Craveiro

Mulheres durante encontro na aldeia Craveiro
Ontem (12), foi realizada uma reunião das mulheres Pataxó na aldeia Craveiro, município do Prado, extremo sul da Bahia. O objetivo do evento foi avaliar a participação das Pataxó no Encontro Regional das Mulheres, que aconteceu mês passado na aldeia Caramuru do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe. O encontro na aldeia Craveiro contou com a presença de cerca de 30 lideranças sendo cerca de 20 mulheres e 10 homens das diversas comunidades do povo Pataxó. O Cimi, através da sua equipe de Itabuna, assessorou o evento.

Na reunião foi avaliada como altamente positiva o encontro e a participação das Pataxó no referido evento, a reestruturação da Comissão de Organização das Mulheres Indígenas do Leste (Comil) e o envolvimento das Pataxó com suas representantes na Comil e participação a partir de agora na Comissão de Organização das Mulheres Indígenas do Sul da Bahia (Comisulba).

Para Marlene Pataxó uma das organizadoras desta reunião no Craveiro o encontro foi muito importante: “O encontro regional trouxe para nós mais animo para a luta, pois percebemos que não estamos sozinhas na caminhada”. Outro ponto positivo foi a presença do Cimi na caminhada das mulheres do extremo sul e seu apoio na luta do povo Pataxó que havia sido interrompido.

As mulheres presentes na reunião solicitaram às lideranças mais espaço nas discussões e decisões nas suas comunidades, bem como apoio às suas organizações. Discutiram a necessidade de reforçarem a articulação e mobilização entre as diversas aldeias do extremo sul da Bahia e ficaram de se organizar para realizar reuniões e encontros sem depender das ajudas externas. Elas discutiram ainda a situação da luta pela terra com a paralisação dos GT de identificação dos territórios de Barra Velha e do Cahy e se colocaram, mais uma vez, à disposição das lideranças para ajudarem nas mobilizações.

Ao final do encontro, o grupo demonstrou que o espírito do Encontro Regional continua vivo entre as mulheres Pataxó, como afirma Edna Pataxó: “Precisamos nos organizar para lutar em defesa dos direitos de nossas comunidades”.

http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=4959&eid=342

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.