Obra da Transnordestina esbarra em protesto de quilombolas

Obra da Transnordestina esbarra em protesto de quilombolas
Foto: Reprodução TV Globo
É que uma igreja de Custódia, com mais de 300 anos, está no caminho onde vai passar a ferrovia; moradores dizem que ossadas de antepassados estão enterradas no local

Uma comunidade descendente de escravos no Sertão do Estado se mobiliza para evitar que uma igreja seja destruída. É que ela está no caminho onde vai passar a ferrovia Transnordestina.

As obras, executadas pela construtora Odebrecht, já mudam a paisagem de Custódia, município localizado a 340 quilômetros do Recife. As máquinas estão preparando o terreno por onde passarão os trilhos.

No trecho que cruza a comunidade pobre, onde muitos são quilombolas, ou seja, descendentes de escravos, o trabalho esbarrou numa história com mais de três séculos. Uma pequena igreja que serve aos moradores terá de sair do local.

O traçado da ferrovia prevê que os trilhos passem exatamente no local onde hoje existe a igreja. O que os engenheiros não esperavam era encontrar tanta resistência por parte dos moradores do lugar.

Mas existe uma razão forte para isso. No entorno da igreja, mesmo sem haver a sinalização com cruzes, estão enterrados antepassados dos moradores. O agricultor José Roberto Né nasceu no lugar.

“Acho que eles deviam arrumar um jeito de desviar a linha e respeitar os nossos direitos e tradições”, disse. Ele reconhece que a Transnordestina pode trazer progresso, mas, como sabe que os restos mortais dos bisavôs dele estão no local, não quer que o progresso chegue destruindo a memória da comunidade.

Seu Estácio tem 81 anos. É um dos mais velhos da comunidade conhecida também como fazendinha. Os avôs dele foram enterrados perto da igreja. Para ele, a solução é simples. “É só desviar o caminho da ferrovia”, falou.

Arqueólogos da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) fizeram um trabalho no local. Eles escavaram junto á igreja e encontraram 19 ossadas, o que confirma a informação dos moradores.

Outra igreja, a um quilômetro de distância, foi erguida para substituir a antiga. Mas quem nasceu no local, como Marinês Veras, diz que a igreja nova não terá nunca a mesma importância. “Aqui está todo o nosso antepassado, meus filhos foram batizados aqui. Também quero que minhas filhas casem aqui. Quando estou na igreja eu me sinto em casa. A outra não vai significar nada para a gente”, contou.

A assessoria de comunicação da Transnordestina informou que quando foi identificada a interferência do traçado da ferrovia com a igreja, foram levantados dados sobre a importância da capela para a comunidade e que os moradores não fizeram objeção a relocação da capela, assinando inclusive autorização para isso.

Em nota, a assessoria ressaltou ainda que não vai pôr abaixo a antiga igreja até que todo o processo sobre o caso esteja concluído. A primeira missa da nova igreja está programada para o próximo domingo, dia 22 de agosto.

http://www.ecodebate.com.br/2010/08/25/obra-da-transnordestina-esbarra-em-protesto-de-quilombolas/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.