Conselho Regional de Psicologia de São Paulo lança amanhã o livro “Psicologia e povos indígenas”

Amanhã, às 15 horas, será lançado em São Paulo o livro Psicologia e povos indígenas, editado pelo Conselho Regional de Psicologia/SP. A publicação apresenta contribuições de lideranças indígenas do Estado de São Paulo, psicólogos, antropólogos e outros profissionais atuantes na área, os quais participaram dos diálogos interdisciplinares promovidos pelo Conselho sobre a temática entre 2007 e 2009.

Expressando o compromisso social e o apoio da Psicologia brasileira à autodeterminação dos povos, apresenta ainda recomendações aos psicólogos, construídas coletivamente durante os encontros, com o intuito de contribuir para a melhoria das condições de vida das comunidades indígenas e para a valorização da diversidade cultural brasileira.

O lançamento em São Paulo será no auditório do CRP (Rua Artur Alvim 89, Jardim América), mas o evento será realizado também em outros municípios, contando com a participação de autores e lideranças indígenas locais.

PÚBLICO ALVO:

Profissionais da Psicologia, Serviço Social, Educação, Ciências Sociais, Antropologia; equipes e gestores da Saúde, especialmente da Saúde Mental; equipes de saúde da Funasa; demais interessados.

CONVIDADOS:
• Lideranças indígenas locais
• Rinaldo Sérgio Vieira Arruda – Antropólogo, é professor do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC-SP; coordenador do Núcleo de Estudos de Etnologia Indígena, Meio Ambiente e Populações Tradicionais; atua em pesquisas e projetos com povos indígenas na Região Amazônica, ligados aos temas da territorialidade, identidade e dinâmicas sócio-culturais.
• Odair Furtado – Doutor em Psicologia Social, é professor no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social (PSO) e na Faculdade de Psicologia da PUC-SP; coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Ação Social do PSO; atua na área de Psicologia Social (Psicologia Sócio-Histórica), com ênfase em Processos Grupais, Compromisso Social, Universo Simbólico, Produção de Sentido e Análise do Discurso; presidente do Conselho Federal de Psicologia na gestão 2001-2004.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.