III Encontro Latinoamericano Ciências Sociais e Barragens

Durante muito tempo, barragens foram tema de encontros de engenheiros. Vistas como eventos essencialmente técnicos, o debate a seu respeito desconhecia as dinâmicas sociais e ambientais deflagradas pelos processos de decisão, planejamento, implantação e operação destes grandes projetos de investimento.

Em seguida, também os economistas, sobretudo aqueles dedicados ao planejamento do desenvolvimento regional, debruçaram-se sobre o tema e apostaram que estes grandes empreendimentos, mormente quando associados a complexos mínero-metalúrgicos, poderiam constituir pólos de desenvolvimento que iriam, enfim, levar o progresso às regiões periféricas. Aos poucos, as questões ambientais começaram a ser contempladas, inclusive porque o próprio desempenho técnico-econômico de muitos aproveitamentos hidrelétricos se via ameaçado pela deterioração ecológica dos reservatórios.

O I Encontro Ciências Sociais e Barragens inaugurou uma nova etapa, voltada para reunir, sistematizar e comparar os resultados de pesquisa.

Sediado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Reional (IPPUR-UFRJ), foi relizado na cidade do Rio de Janeiro, de 8 a 19 de junho de 2005. O II Encontro Ciências Sociais e Barragens foi realizado na cidade de Salvador, de 19 a 22 de novembro de 2007 e conseguiu ampliar o campo de abrangência do debate e da articulação acadêmica, realizando concomitantemente o I Encuentro Latinoamericano Ciencias Sociales y Represas. Estes eventos evidenciaram a riqueza e a qualidade da produção científica sobre barragens nas Ciências Sociais latino-americanas, além de propiciar uma maior articulação e intercâmbio entre pesquisadores, assim como entre estes e demais agentes envolvidos com a problemática das barragens. No âmbito acadêmico foram dados os primeiros passos para a estruturação de uma Rede Latinoamericana Ciências Sociais e Barragens, em torno da qual começam a se reunir a pesquisadores, acadêmicos e não acadêmicos, profissionais e ativistas, de distintas áreas das Ciências Sociais que estudam, trabalham ou se interessam pela problemática.

O III Encontro Latinoamericano Ciências Sociais e Barragens / III Encuentro LatinoAmericano Ciencias Sociales y Represas, agora unificado na perspetiva abrangente de América Latina, será realizado em Belém, de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2010.  Apresenta-se como continuidade do profícuo diálogo inaugurado no Rio de Janeiro, em 2005, e coninuado em Salvador, em 2007.

A indicação de Belém para a realização do III Encontro Latinoamericano Ciências Sociais e Barragens/III Encuentro Latinoamericano Ciencias Sociales y Represas não é aleatória. Esta opçao ressalta a preocupação dos cientistas sociais latinoamericanos com os desafios sociais e ambientais que se colocam para a Amazônia, região para a qual se projetam novas e inúmeras grandes barragens para aproveitamento hidrelétrico nos próximos anos, demarcando profundas mdanças no território, nas sociedades e nos rios da Amazônia, como de par em outras regiões e em países latinoamericanos.

Isto posto, gostaríamos de contar com a Associação Latinoamericana de Sociologia como integrante das Instituições científicas que apóiam o referido Encontro, no sentido de evidenciar a importância deste evento para as Ciências Sociais e para as sociedades. Como contrapartida, a Comissão Organizadora terá o prazer de divulgar o nome da ALAS em todas as publicações (anais, site, folder, etc.).  Para maiores informações sobre o Encontro e sobre as Associações que o apóiam favor consultar http://www.ecsbarragens.ufpa.br/site/index.php?p=prog.

Atenciosamente,

COORDENADORES DO EVENTO

Edna Ramos de Castro – NAEA/UFPA
Carlos Vainer – IPPUR/UFRJ

Projeto do Encontro:
http://www.jornaldomauss.org/periodico/wp-content/uploads/2010/08/Projeto.doc

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.