Mobilização indígena reunirá mais de 800 lideranças em Campo Grande

Mais de 800 lideranças indígenas de todo o país são esperadas para o  7º Acampamento Terra Livre (ATL), nos dias 16 a 19 de agosto, na Aldeia Urbana Marçal de Souza, em Campo Grande (MS). A assembleia é a instância máxima de decisão do movimento indígena brasileiro e se realiza uma vez por ano.

A reportagem é do portal da CNBB, 12-08-2010.

O Acampamento deste ano fará uma avaliação das demandas e resultados das assembleias anteriores destacando conquistas, avanços e demandas não atendidas pelo Estado brasileiro. “O objetivo é formular reivindicações e propostas comuns para uma nova política indigenista do Estado Brasileiro, marcada pelo respeito total aos direitos fundamentais e originários dos povos indígenas”, esclarece a assessoria de comunicação do Conselho Missionário Indigenista (Cimi), organismo vinculado à CNBB. Segundo o Cimi, as propostas serão encaminhadas aos candidatos à Presidência da República.

A pauta do ATL terá como foco principal a demarcação de terras; criminalização de lideranças e impactos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de grandes empreendimentos em Terras Indígenas como a transposição do Rio São Francisco e hidrelétrica de Belo Monte.

Os indígenas discutirão, ainda, o Estatuto dos Povos Indígenas; a Secretaria Especial de Saúde Indígena; reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai); Política Nacional de Gestão Ambiental em Terras Indígenas (PNGATI) e o Conselho Nacional de Política Indigenista.

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=35260

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.