Movimentos sociais protestam contra Belo Monte em Belém

Concomitantemente ao evento em Altamira, cerca de 30 pessoas do Comitê Metropolitano do Xingu Vivo para Sempre, Via Campesina e de outros movimentos sociais realizaram ontem (11) um protesto contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte. O grupo saiu em passeata da praça da República em direção a Secretaria de Estadio de Desenvolvimento Ciência e Tecnologia (Sedect).

Com diversas faixas, eles protestaram contra a obra e reivindicaram a paralização imediata do projeto. Eles endossam as falas sobre os diversos problemas sócio-ambientais, culturais, econômicos e políticos que Belo Monte trará para os povos da região de Altamira.

Eles ainda repudiaram o envio de tropas do Exército, pelo governo brasileiro, para a Volta Grande do Xingu, bem como denunciaram o modelo de produção de energia e desenvolvimento adotado pelo Brasil. Modelo que traz miséria e desastres ambientais.

O grupo ainda reivindicava uma audiência pública com o secretário da Sedect para falar sobre o desrespeito com que a questão tem sido tratada pelo Estado e pelo governo local, mas foram atendidos pelo secretario adjunto João Weyl Costa.

Os integrantes do protesto ainda protocolaram um documento para o secretário da pasta, Maurílio Monteiro, como forma de solidariedade aos povos de Altamira e declarando total apoio ao acampamento em Defea do Xingu, contra Belo Monte, que acontece desde segunda-feira (9) e será encerrado hoje (12) com um ato público pelas ruas da cidade.

http://www.ecodebate.com.br/2010/08/12/movimentos-sociais-protestam-contra-belo-monte-em-belem/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.