Maranhão – Awá saem da floresta para provar que ainda existem

Zé Doca – Índios da tribo Awá-Guajá participarão de um protesto em Zé Doca de 1º a 3 de agosto, para provar que eles existem e exigir que suas terras sejam protegidas de invasão. O evento, chamado ‘Nós existimos: Terra e Vida para os Caçadores e Coletores Awá’, está sendo organizado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a Igreja Católica local e vários outros grupos indígenas. Cerca de 100 índios Awá são esperados para participar do protesto. Para a maioria, será a primeira vez que deixará suas comunidades na floresta.

A manifestação será em Zé Doca por se localizar próximo ao territórioAwá no Maranhão. É uma resposta a declarações do gabinete da Prefeitura, negando que os Awá existem. Eles são uma das duas únicas tribos nômades e sem agricultura do país. Mais de 60 Guajá não têm qualquer contato com forasteiros e correm perigo devido a madeireiros ilegais.

Apesar de as terras Awá terem sido reconhecidas legalmente, os índios são alvo de madeireiros, que estão abrindo estradas nas florestas, e de colonos, que caçam os animais dos quais os indígenas dependem, e os expõem a doenças e violências.

Em junho de 2009, a Justiça Federal decidiu que todos os invasores deveriam deixar o território Awá no prazo de 180 dias. No entanto, a decisão foi suspensa, e o desmatamento e invasões estão aumentando.

Stephen Corry, diretor da organização não-governamental Survival International, disse ontem que negar a existência dos povos indígenas é uma profecia auto-realizável e pertence ao passado colonial. “É também um crime. Ao negar que eles existem, eles passam a ‘nãoexistir’, e desaparecerão, como tantas tribos brasileiras no passado. Se o Brasil quer ser visto como uma liderança global, as autoridades não podem mais tolerar violações como esta”, afirmou o diretor.

Particularidade – Os Awá-Guajá dividiam a terra indígena Caru com os povos Tenetehara/Guajajara, o que se tornou insustentável, já que a presença dos dois povos na mesma área ocasionava tensões recorrentes que motivaram a demarcação do território Awá, nas proximidades da Reserva Florestal do Gurupi e da Área Indígena Alto Turiaçu, maior terra indígena do Maranhão.

Entretanto, persistem, dentro do território destinado aos Awá, atividades de criação de gado, extração de madeira e agricultura por parte de madeireiros, fazendeiros e habitantes de povoados que se instalaram em seu entorno.

Já foi registrada ação de madeireiros efetuando derrubada de mata a menos de 3 km de algumas aldeias, limitando seriamente o deslocamentodos indígenas e interferindo negativamente sobre o seu modo de vida.

Em virtude dessas e outras interferências, os grupos Awá estão entrando em “processo de semisedentarização”, ou seja, a modificarem seus hábitos nômades, como a caça e a coleta, para o estabelecimento dos grupos em locais fixos, tendo a agricultura como nova fonte de sustento, o que tem alterado até mesmo a forma de construção de suas moradias.

Devido ao avanço das invasões em seu território, os índios estão sendo levados a modificarem seu modo de vida, o que tem provocado profundo impacto na população, que enfrenta dificuldades decorrentes da modificação em seus hábitos alimentares e até mesmo problemas de desequilíbrio demográfico, ocasionado pelo isolamento dos grupos em regiões específicas do território devido às restrições de deslocamento.

Mais

Nas últimas décadas, os Awá tiveram sua população reduzida pelas limitações do novo modo de vida imposto pela interferência dos não-índios nas áreas tradicionalmente utilizadas para sua subsistência, em especial devido à dificuldade de deslocamento pelas rotas tradicionais de nomadismo essenciais para a interação entre os grupos e para sua sobrevivência.

http://imirante.globo.com/oestadoma/noticias/2010/07/31/pagina180126.asp

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.