Dardanelos: Governo faz lista de medidas acordadas para atender índios

O governo do Estado divulgou oficialmente ontem o acordo feito com os índios que invadiram no domingo a usina hidrelétrica de Dardanelos, em Aripuanã (a 1.002 km de Cuiabá).  Quatro secretarias de governo assinaram o acordo com o objetivo de encerrar o impasse na região e o resultado foi um cronograma de compromissos para atender à necessidade das etnias impactadas sócio-ambientalmente com as obras da usina – que deve gerar energia suficiente para 600 mil habitantes por dia.

A notícia é do Diário de Cuiabá, 30-07-2010.

As medidas foram exigidas principalmente pelos povos Arara e Cinta-Larga, mas 11 etnias vivem na região impactada pela usina.  Entre as exigências está o apoio da Casa Civil no fortalecimento da Associação da Comunidade Indígena com materiais de escritório e de informática, fora o apoio para estender à região das aldeias o projeto Luz para Todos, do governo federal.

Também foram pedidos apoios na revitalização cultural indígena, como a construção de uma Casa da Cultura.  Na área de educação, entre outros, foram acordadas a capacitação de professores indígenas e a aquisição de equipamentos para as escolas.

Já as deficiências estruturais devem ser amenizadas com a construção de quadras de esporte e campo de futebol nas salas anexas, construção de casa dos professores nas aldeias e elaboração de projeto para construção de casas de alvenaria nas aldeias.  A comunidade também deve se fortalecer a partir do desenvolvimento de projetos para fruticultura, de trabalho com gado leiteiro e com piscicultura para cada aldeia, sem contar o projeto de coleta de castanha.

Para a saúde, o governo se comprometeu em capacitar agentes indígenas de saneamento, formar técnicos de enfermagem e auxiliar de dentista indígenas. Também serão ampliados os postos de saúde nas aldeias e, em parceria com o município de Aripuanã, foram prometidos serviços de pediatria, oftalmologista, nutricionista, psicóloga, acupunturista e fisioterapeuta.

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=34851

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.