Contra construção de hidrelétrica, índios fazem ao menos 200 reféns

Um grupo de aproximadamente 300 índios de 11 etnias ocupou na manhã de ontem a área em que está sendo construída a usina hidrelétrica de Dardanelos, em Aripuanã (883 km de Cuiabá), e mantinha ao menos 200 funcionários dessa obra como reféns até ontem à noite.

A notícia é do jornal Folha de S. Paulo, 26-07-2010.

Com os corpos pintados e empunhando arcos e flechas, os índios fecharam a usina às 5h. Segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio), não houve feridos na ação.

“A construção está fora da área [dos índios], mas fica sobre um sítio arqueológico que foi cemitério indígena e tem valor inestimável para eles”, disse Antônio Carlos Ferreira de Aquino, da Funai.

O líder da etnia rikbaktsa, Jair Tsaidatase, afirmou que vai pedir indenização à empresa, mas não mencionou a quantia. Segundo o indígena, não há previsão de saída do grupo da área da usina. Os índios cobram a presença de representantes da hidrelétrica, da Funai e do Ministério Público. “Se não negociarmos, vamos colocar fogo em tudo”, disse Tsaidatase.

A Folha não conseguiu contatar a Águas de Pedra – responsável pela obra. A usina está entre as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e deve ser concluída neste ano. Segundo a empresa, vai gerar gerar 261 megawatts, suficiente para 600 mil habitantes por dia.

O Ministério Público de Mato Grosso já entrou com diversas ações questionando o licenciamento da obra.

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=34682

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.