RIBEIRINHOS – uma Iconografia da Sociabilidade e da Memória

Nome: Rubens Venâncio/Professor Visitante/IDECC (Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cultura do Ceará/CUCA (Centro Urbano de Cultura, Arte e Ciência).

Email: [email protected]
Ano e local da realização: 2008 – 2009
Formato Original: ( x) digital (x ) analógico:
Quantidade de Fotos e dimensão: 4 fotos (30 x 40)
Coordenador ou Orientador/Instituição: Peregrina Capelo/UFC

Título da pesquisa: Espaços da Experiência como Espaços da Memória: Narrativas e Imagens entre os Canoeiros do Rio Acaraú


Resumo do Ensaio:

Trabalhando há muito tempo com memória e trajetórias de vida percebo como fotografias que evidenciam gestos, percepções ou um olhar distraído num dia chuvoso que busca não mais do que uma distração, pode nos ligar a dimensões de nossas pesquisas. Uma subjetividade que nasce do envolvimento entre sujeitos, lugares e contextos – vários canoeiros, o rio Acaraú e uma cidade (Sobral/CE) em mudança.

Se entre o real e a imagem se interpõe uma série infinita de outras imagens, invisíveis porém operantes (como atenta Andre Rouillé), entre nós e o campo existem mais do que imagens latentes: pessoalidades e eventos que atuam na descoberta do conhecimento. Cotidianos e saberes vistos pelo relevo da fotografia e que fazem dos canoeiros do rio Acaraú e outros personagens, ribeirinhos com histórias que se confundem com a própria cidade.

http://www.3leme.blogspot.com/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.