Indígenas produtores de Roraima receberão investimentos de R$ 3,7 milhões

O governo do Estado de Roraima pretende investir R$ 3,75 milhões para a produção agrícola nas comunidades indígenas.  O projeto, intitulado Chuva na Rosa, foca a agricultura e piscicultura e dispõe de recursos próprios destinados à aquisição de bens de capital, custeio e capacitação de pessoal.  As informações são do jornal Folha de Boa Vista.

Serão 200 comunidades indígenas atendidas com o projeto, e em algumas o trabalho já foi iniciado, como é o caso da comunidade de Contão, em Pacaraima.  Os indígenas poderão escolher os gestores e executores para participarem das capacitações técnicas.  A expectativa dos coordenadores do programa é que os próprios indígenas dêem prosseguimento às atividades, incorporando conceitos de sustentabilidade, aliada à alta produtividade.

O diretor do Departamento de Políticas Indígenas (DPI) da Secretaria Estadual do Índio, Rodrigo Batista Pinto, disse ao jornal que com “maiores conhecimentos técnicos, os índios terão capacidade de aumentar a geração de renda, o que implica na consequente melhoria das condições de vida nas comunidades”.

Ele também destacou a importância de incorporar novas tecnologias para a produção, como a agricultura irrigada, explorada no projeto Chuva na Roça.  Segundo ele, desse modo seria possível repensar o modo de produção, já que é impraticável a produção de alimentos usando métodos rudimentares.

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=360831

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.