II Plenária Nacional consolidará Plebiscito Popular pelo Limite da Terra

Evento que começa hoje (15) e termina sábado (17), em Brasília, vai reunir representantes de todos os estados da Federação e das entidades que participam da organização do Plebiscito.

Mais de 100 pessoas, representantes de todos os estados brasileiros e de várias entidades, organizações, movimentos e pastorais sociais do campo e da cidade que compõem o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), vão encontrar-se em Brasília, entre 15 e 17 de julho, na II Plenária Nacional de Organização do Plebiscito Popular pelo Limite da Terra, para viabilizar os últimos encaminhamentos e consolidar a execução do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra.

Um dos promotores do plebiscito, o FNRA informa que a II Plenária vai ocorrer na seda da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), no SMPW Quadra 1, Conjunto 2, Lote 2, no Núcleo Bandeirante. A abertura oficial da II Plenária será hoje (15), a partir das 19h.

No encontro serão analisados os contextos político e agrário de cada um dos estados brasileiros e serão definidas estratégias a serem adotadas em cada região para a realização do plebiscito. Haverá também uma palestra com o professor da Universidade de São Paulo (USP) e estudioso da situação agrária no país, Ariovaldo Umbelino, sobre o contexto histórico e a perspectiva da luta pela terra no Brasil. Esse evento está previsto para ocorrer na sexta-feira (16), a partir das 9h30.

O Plebiscito Popular pelo Limite da Terra vai ocorrer em todo o país entre 01 e 07 de setembro, junto com o Grito dos Excluídos. Resultado da iniciativa popular, o Plebiscito é considerado o mais autêntico ato concerto do povo brasileiro contra a concentração de terras no país. De acordo com Umbelino, o Brasil é segundo maior concentrador de terras do mundo, perdendo apenas para o Paraguai.

Vários estados, como Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina, Espírito Santo, Acre, Tocantins, Bahia, Paraná, além do Distrito Federal, realizaram plenárias e mobilizações preparativas para o plebiscito. O Rio de Janeiro, por exemplo, tem 15 comitês formados em todas as regiões do estado.

Também promovem o Plebiscito Popular pelo Limite da Terra a Assembléia Popular (AP) e o Grito dos Excluídos. O ato ainda conta com o apoio oficial da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

Assessoria de Comunicação FNRA

http://www.viasdefato.jor.br/1

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.