Serra da Rajada e a africanidade cearense

Leonardo Sampaio *

Adital – A Serra da Rajada no município de Caucaia vem acolhendo o principal núcleo científico de estudo sobre a africanidade cearense da Universidade Federal do Ceará – UFC. A Serra se caracteriza pelas suas belezas verdejantes e um potencial de árvores frutíferas por onde as águas cristalinas correm livremente constituindo cachoeiras e córregos com piscinas naturais em um solo fértil de vida orgânica com fauna e flora própria de uma natureza viva que acolhe sorridente o afrodecendente que ali reside e aprecia nas manhãs, o serrote da Rajada com seu orvalho umedecendo o ar e nublando o verde com imagens entre nuvens que se misturam aos raios solar do fim de tarde, onde o universo planetário nos traz o luar estrelado nas noites serranas cheia de espiritualidade dos orixás, da mãe terra, do Pai tupã e o Deus que abençoa a vida em comunhão, justiça e fraternidade.

A Serra da Rajada é também marcada pela escravatura, onde os escombros das senzalas e os casarões registram a presença do coronelismo com a cultura do café, que pode ser identificado pelos imensos pilões existentes na Casa Grande. Já a Capela ao lado da Casa simboliza a unidade do escravismo com cristianismo para espantar Exu e Orixás que espiritualizam com oferendas a alma negra africana nas matas do topo da Serra.

Esta Serra calada e escondida nas suas entranhas e belezas precisa ser institucionalizada como Área de Preservação Ambiental – APA, podendo ser tratada também como patrimônio histórico de Caucaia, do Ceará, do Brasil e da humanidade para tornar-se mais um instrumento de bem viver do planeta.

Na busca de dar passos nesse sentido o Governo Municipal de Caucaia, começa a incentivar um turismo científico comunitário, que acontece de 12 a 23 de julho de 2010 com o Curso de História e Cultura das Comunidades Quilombolas e Africanidade promovido pelo Núcleo de Africanidade Cearense – NACE, do Departamento de Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC. O Curso tem por objetivo formar professores com especialização em culturas afrodecendente, costumes e religiosidade, para que estes atuem em escolas de comunidades quilombola.

A Educação liberta e transforma.

* Pedagogo, pesquisador, poeta e Assessor da Secretaria de Governo e Articulação Política de Caucaia

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=49327

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.