13 de Julho 2010 – um ano de greve no Canadá para a vitória contra Vale

São Luís do Maranhão faz memória em solidariedade e lança o filme “Não Vale”

Em 8 de julho, membros do sindicato USW no Canadá ratificaram um acordo coletivo de 5 anos de duração com a gigante da mineração Vale. O acordo põe fim à greve que começou há um ano, envolvendo 3.200 mineiros em Sudbury e Port Colborne, Ontario. Os trabalhadores canadenses se mantiveram unidos, travando uma luta sem precedentes contra uma enorme multinacional e conquistando melhorias significativas em muitas das questões principais da greve.

Este acordo não teria sido possível sem a solidariedade e apoio dos milhares de aliados sindicais e da sociedade civil no Brasil e ao redor do mundo, que se engajaram na campanha global por um acordo justo. Por causa dessa campanha global, os trabalhadores de toda parte passaram a entender como a atual direção da Vale conduz seus negócios — extraindo lucros às custas dos trabalhadores e das comunidades.

Não Vale! – um filme sobre o impacto da Vale em Carajás

A campanha Justiça nos Trilhos realizou um estudo/documentação dos impactos da Vale no corredor de Carajás, da mina até o porto de São Luís. O filme, de 75 minutos, documenta os impactos socioambientais e os conflitos trabalhistas provocados pelos empreendimentos da Vale na região. Uma revista de aprofundamento, com o mesmo título, acompanha o filme.

O lançamento do filme em São Luís está previsto para terça-feira, dia 13 de julho, às 17 hs, na sede do sindicato dos ferroviários STEFEM, Rua Cândido Ribeiro 324, Centro.

Para informações e contatos:
Campanha Justiça nos Trilhos – tel. 99-8112.8913
[email protected]
www.justicanostrilhos.org

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.