Indígenas Cinta Larga encerram atividades de garimpo em Rondônia

Fonte: Amazonia.org.br
Link: http://www.amazonia.org.br

Indígenas da etnia Cinta Larga enviaram um ultimato aos garimpeiros que ocupavam a Reserva Roosevelt, em Rondônia.  Eles exigiram o fechamento dos garimpos, a saída das pessoas, e a retirada de todos os equipamentos da região.  A decisão foi tomada após uma reunião entre os caciques da Nação Cinta Larga.  As informações são do jornal Rondoniaovivo.

A operação foi chamada “Operação Laje” e alguns garimpeiros já abandonaram o local após terem recebido ordem de retirada. Os maquinários pesados foram deixados na área, com a expectativa de que as atividades sejam retomadas.

Os indígenas entraram em contato com Fundação Nacional do Índio (Funai), Forças Armadas e Polícia Federal para garantir que a operação continue e as atividades ilegais de garimpo sejam encerradas na reserva. Em entrevista ao jornal, os indígenas avisaram que não querem “mais nenhum parafuso” na região.

As atividades ilegais de extração de diamantes dentro da reserva acontecem há nove anos em uma área que equivale a mais de 500 campos de futebol.

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=360311

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.