Nova data para o Acampamento em Defesa do Povo Awá Guajá: 1 a 3 de agosto

Apoio ao povo Awá-Guajá pela terra Awá – Terra: Mercadoria ou Vida?

A Semana dos Povos Indígenas 2010 e a Campanha da Fraternidade Ecumênica elegeram o tema: “Terra: Mercadoria ou Vida?” motivando-nos a pensar nas formas como a maioria dos homens e mulheres relaciona-se com a terra, tratando-a como fonte de lucro e de recursos a serem explorados exaustivamente. Conseqüência dessa exaustão é a ameaça da vida no planeta. Nos últimos cinqüenta anos a humanidade consumiu mais recursos ambientais do que nos últimos dois mil anos (Dom Moacyr Grechi, bispo de RO).

A Semana e a Campanha da Fraternidade são um convite ao aprofundamento da reflexão do modelo de desenvolvimento econômico imposto ao Brasil e suas conseqüências para os mais de 240 povos que lutam pela garantia de seus direitos fundamentais.

O CIMI-Regional Maranhão, dando continuidade nessa reflexão, promoverá de 01 a 03 de agosto, na cidade de Ze Doca, o “Acampamento NÓS EXISTIMOS”! TERRA E VIDA PARA OS CAÇADORES E COLETORES AWÁ-GUAJÁ, como contribuição à luta desse povo pela demarcação e desintrusão imediata da terra indígena Awá, pondo fim à agressão e violência praticados contra os direitos humanos de indígenas e não indígenas, ao meio ambiente; por uma chance de vida para os grupos de índios Awá-Guajá sem contato que vivem na área; e que os indígenas possam reafirmar à sociedade “NÓS EXISTIMOS”!

O CIMI como articulador dessa programação (re) convida você a reforçar o nosso apoio e solidariedade com a luta dos povos indígenas; além de que ela também nos convoca a assumir a defesa do meio ambiente, dos direitos humanos, resistindo e reagindo contra os projetos que destroem e matam a Vida dos pequenos.

O Acampamento é oportuno e necessário para compreender e a apoiar as lutas dos Povos Indígenas, de maneira concreta, pela garantia e proteção de suas terras e por uma política indigenista voltada aos direitos, anseios, necessidades das comunidades indígenas; e as relações do “bem viver” estabelecidas pela maioria dos povos indígenas fundamentadas na reciprocidade entre as pessoas, na amizade fraterna, na convivência com outros seres da natureza e num profundo respeito pela terra.

O CIMI convida você e sua instituição a se fazerem presente nesta programação. Participarão indígenas e aliados da causa indígena e meio ambiente.

Mais esclarecimentos quanto à participação e envio de comunicação formal acerca do evento entrem em contato. Posteriormente a programação será enviada a todos. Esclarecemos que no dia 01 será a chegada e no dia 03 o retorno.

Estamos à disposição pela causa indígena!

Atenciosamente,

Rosana Diniz, Ana Amélia e Rosimeire de Jesus
Coordenação Regional -CIMI-MA

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.