Atuação da Serquip volta a ser questionada por comissão na ALMG

Depois de ter sido banida de Belo Horizonte, onde operava no bairro Camargos, região Noroeste da cidade, a empresa Serquip volta a ser tema de audiência na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Por solicitação do deputado Durval Ângelo (PT) a comissão se reúne nesta quarta-feira (7/7/10), às 9 horas, no Auditório, para discutir problemas com a empresa em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e que tem atividades também em Montes Claros.

A Serquip é uma empresa que atua na incineração de lixo hospitalar e industrial e que teve sua licença ambiental revogada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) depois de intensa movimentação da comunidade do bairro Camargos e de diversas audiências públicas na Assembleia, ocorridas em 2008 e 2009, além de um processo judicial. A reclamação dos moradores é quanto à contaminação do ar devido à liberação de gases tóxicos, provenientes da queima de lixo hospitalar, provocando doenças como câncer, lepra e enfisema pulmonar, conforme apurou a comissão.

Convidados – Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça e Defesa dos Direitos Humanos e de Apoio Comunitário (CAO-DH), Rodrigo Filgueira de Oliveira; o coordenador de Direitos Humanos da Defensoria Pública, Gustavo Corgosinho Alves de Meira; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG, William dos Santos; e o diretor da Serquip, Gilson Almeida Vilela.

Fonte: ALMG

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.