Homenagem atrasada aos 35 anos da CPT

A Comissão Pastoral da Terra completou ontem  35 anos a serviço dos camponeses e camponesas no Brasil. Fundada em plena ditadura militar, como resposta à grave situação dos trabalhadores rurais, posseiros e peões, a CPT contribuiu na luta e reorganização dos camponeses e camponesas no Brasil, em um dos períodos mais nefastos da história brasileira.

Dentre as mensagens recebidas pela CPT e publicadas no seu saite, destacamos a de Dom Pedro Casaldáliga, numa homenagem dupla, embora 24 horas atrasada.

“Esse jubileu de 35 anos da nossa CPT é para agradecer, para fazer memória, para reassumir cada dia os desafios e as esperanças do povo da terra que a CPT de algum modo acompanha.

Agradecer ao Deus da Terra que temos ido descobrindo na caminhada. A CPT tem sido, é e será, prosseguindo uma presença e uma ação proféticas da Igreja de Jesus, nas lutas  do campo. Com as falhas da nossa limitação, tem sido bem maior  a generosidade, a coragem, a doação total de tantos irmãos e irmãs que têm dado vida à CPT doando até a própria vida. Neste Jubileu a memória dos nossos mártires nos alenta e nos garante o selo de identidade de uma pastoral a serviço dos pobres da terra. Celebrando o Jubileu dos 35 anos queremos renovar nossa doação pessoal e comunitária, autocrítica e atualizada sempre, ecumênica e solidária em companhia do movimento popular e de todas as pastorais pé no chão.

Contaremos sempre mais com o Deus da Vida, da Terra, da Água, com  todo o povo irmão, na procura da Terra Sem Males, já aqui na terra das lutas e da esperança”.

http://www.cptnacional.org.br/index.php/noticias/16-cpt/281-mensagem-de-dom-pedro-casaldaliga-pelos-35-anos-da-cpt

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.