Indígenas pedem mais diálogo a Lula sobre Belo Monte

Agência Brasil -2/6/2010

Lideranças indígenas reivindicaram na quarta-feira (2/6) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais diálogo antes da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, durante a 13ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Política Indigenista. Segundo o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, Lula prometeu aos índios realizar um novo encontro para debater o assunto.

O líder Caiapó, Akiaboro Caiapó, que mora no Pará, às margens do Rio Xingu, disse que a falta de diálogo pode levar a conflitos. “Há muitotempo se fala do projeto de Belo Monte e temos uma preocupação muito  grande. Quero sentar e conversar antes da guerra e dos problemas que vão acontecer. Porque se não vai acontecer muita coisa e vai sair o nome do governo muito sujo”, disse o líder Caiapó.

O presidente da Funai disse que o presidente Lula orientou que os envolvidos na construção da hidrelétrica mantenham o diálogo com aslideranças indígenas. Segundo Meira, o Lula solicitou que ainda antes do final do governo haja um acerto para que ele participe de uma última reunião da Comissão Nacional de Política Indigenista.

“Em relação a Belo Monte o presidente quer a continuidade do diálogo, das explicações sobre o empreendimento. Ele colocou que o projeto foi modificado para justamente impactar menos possível o meio ambiente e as terras indígenas”.

Além do presidente Lula, participaram da reunião representantes de 22 etnias indígenas de todo o país, dos ministérios de Minas e Energia, da Casa Civil, Justiça, Previdência Social, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Esporte, Meio Ambiente, além da Secretaria Especial dePolítica de Igualdade Racial e do Gabinete de Segurança Institucional.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.