Polícia Federal retira índios da Esplanada dos Ministérios nesta terça

Índios de várias etnias fazem vigília em frente ao  Ministério da Justiça - (Carlos Silva/D.A Press20/1/10)
Índios de várias etnias fazem vigília em frente ao Ministério da Justiça
Fernanda Lobo / Manoela Alcântara

Ana Elisa Santana / Saulo Araújo

Oitenta homens da Polícia Federal, a Polícia Militar e o Bope realizam, na manhã desta terça-feira (1º/6), a retirada de cerca de 60 índios que estão em um acampamento montado na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Ministério da Justiça. Os policiais cumprem um mandado judicial que determina que os indígenas  mantenham pelo menos mil metros de distância do prédio do órgão público, ocupado pelos manifestantes desde janeiro deste ano.

O acampamento é uma manifestação para solicitar a revogação do Decreto Presidencial 7.056/09 – que extingue 40 administrações regionais, 337 polos indígenas e substitui antigos servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai). Ao todo, 15 administrações serão fechadas ou reestruturadas em diversos estados do país. Entre elas, a da Paraíba e a do Recife. Os índios ainda querem a destituição do cargo do presidente da fundação, Márcio Meira.

Cantando e dançando, os índios não demonstram intenção de sair do local. Um dos líderes dos manifestantes disse que uma tradição milenar os impede de deixar o acampamento: uma menina de 12 anos teve a sua primeira menstruação e, segundo os índios, deve ficar isolada por pelo menos sete dias.

Neste momento, a procuradora da república, Luciana Loureira, tenta negociar uma saída pacífica com o grupo. Segundo a advogada dos índios, Karla Pinhel Ribeiro, um grupo de indígenas tenta uma reunião com o senador Eduardo Suplicy para pedir o apoio dele à causa.

Tensão

No momento em que um policial armado da Polícia Federal tentava se aproximar do grupo, um dos índios se ajoelhou na frente dele e o desafiou a atirar nele. Houve um princípio de empurra-empurra mas o policial recuou.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/06/01/brasil,i=195504/POLICIA+FEDERAL+RETIRA+INDIOS+DA+ESPLANADA+DOS+MINISTERIOS+NESTA+TERCA.shtml

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.