SOS Custódia

Enviado por Ruben Siqueira (CPT Bahia), pedindo apoio:

Boa tarde a todos e todas Quilombolas, amigos/as, simpatizante, defensores/as….

Venho socializar com todos e todas a situação da localidade do Carvalho, município de Custódia. A obra da transposição do Rio São Francisco vai destruir uma antigo patrimônio quilombola que é uma pequena Igreja daquela localidade que fora construída pelos escravos que ali se instaram, portanto, a Igreja constitui um bem identitário daquele povo. Esta Igreja está em terras particular embora seja território quilombola – não legalizado oficialmente – e o proprietário das terras já foi indenizado.

A proposta daquela comunidade juntamente com alguns educadores do Projovem Campo Saberes da Terra II é que a obra seja desviada para menter o patrimônio, porém, a luta desta comunidade está sem êxito por falta de apoio e de parcerias, em contrapartida os responsáveis pela obra estão agilizando os serviços e neste momento já estão executando o quarto lote e a Igreja está no terceiro lote sendo atingida em aproximadamente duas semanas. Essa aceleração das obras dar-se-á pela movimentação dos nossos educadores com a comunidade.

A pergunta é: o que poderá ainda ser feito? Que mobilização para não se perder parte da nossa história? Da história de um povo do qual temos raízes.

Penso que da indignação nasce a ação.

Saudações Quilombolas!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.