Seu Benedito, líder quilombola do Amapá, continua escondido na mata. E denúncia só ontem chegou ao Legislativo e à mídia

Fonte: Amazonia.org.br
Link: http://www.amazonia.org.br

Ontem (24), durante pronunciamento, a deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) denunciou na Câmara dos Deputados a ameaça de morte feita contra o líder quilombola Benedito Anunciação Furtado. As informações são do jornal Diário do Amapá.

Furtado pertence ao quilombo Kulumbu do Patualzinho, localizado no Amapá, na fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa, mas vive atualmente escondido, com a família, na floresta.  Segundo a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Amapá (Conaq/AP), o líder estaria sofrendo ameaças de um grileiro e garimpeiro conhecido como Açaí.

Apesar de já ter sido reconhecido pela Fundação Palmares, o quilombo Kulumbu do Patualzinho ainda não foi demarcado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e existe interesse na área por parte de particulares e grupos que pretendem expulsar as famílias, segundo denuncias da Conaq.  A deputada Janete afirmou que irá pedir à Polícia Federal que dê segurança ao líder ameaçado, e ao Incra, que acelere a demarcação da área.

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=355784

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.