CPT denuncia perseguição de lideranças no campo

Local: Brasília – DF Fonte: Agência Brasil – EBC

Link: http://www.agenciabrasil.gov.br/

Luana Lourenço

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) entregou anteontem (29) ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, uma lista com nomes de lideranças que atuam em conflitos no campo e têm sofrido perseguições desde o início deste ano.  Pelo menos três agentes da CPT estão ameaçados de morte e outros sofrem suposta perseguição da Justiça em Mato Grosso, na Bahia, no Maranhão e no Tocantins.

De acordo com a CPT, entre as lideranças ameaçadas, estão a freira Leonora Brunetto, que vive em um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Peixoto de Azevedo (MT), palco de conflito com fazendeiros, e o padre Clemir Batista, acusado de estimular a invasão de terras por apoiar comunidades quilombolas no Maranhão.

Os representantes da CPT também entregaram a Barreto 25 edições do relatório Conflitos no Campo no Brasil, com dados de assassinatos, conflitos trabalhistas e violência nas reintegrações de posse.  Desde 1985, a CPT registrou 1.546 assassinatos em conflitos no campo, a maioria ainda sem julgamento.

Os dados mostram que a média anual é de 765 conflitos agrários em todo o país e de mais de 13 mil famílias retiradas de terras por decisão judicial.  De acordo com a CPT, a violência no campo ficou mais acirrada desde 2003, início do governo Lula.  Com o aumento da pressão dos movimentos sociais pela reforma agrária, a reação dos proprietários de terra se tornou mais violenta.

“São números dramáticos.  Apelamos ao ministro no sentido acolher o lado das vítimas e dos pobres”, afirmou o bispo Tomás Balduino, conselheiro permanente da CPT.

Segundo dom Tomás, o ministro comprometeu-se a aumentar a presença da Polícia Federal em regiões de conflito e monitorar os casos de pessoas ameaçadas de morte.  “Tem que haver contato contínuo com o Ministério da Justiça.  Muito coisa está sendo deixada de lado, e a repressão no meio rural está avançando”, disse o bispo.

Fonte: http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=353371

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.