Abril indígena do Acre será dedicado aos Kaiowá, com lançamento de livro, disponibilização de artigos e debate

Organizado pelo COMIN (Conselho de Missão entre os Índios),  o Abril Indígena do Acre de 2013 será dedicado aos Kaiowá, começando pelo lançamento de uma bela publicação sobre eles, organizada por Cledes Markus com tiragem de 35 mil exemplares.  O livro se divide em duas parte – uma dedicada a adultos e outra a crianças/estudantes -, e pode também ser baixado clicando no seu título:  “KAIOWÁ: Um povo que caminha“.

Ainda sobre os Kaiowá, estão disponibilizados dois artigos de Graciela Chamorro, professora de História Indígena na Universidade Federal da Grande Dourados: “Imagens espaciais utópicas: Símbolos de liberdade e desterro nos povos guarani“, sobre aspectos da mobilidade indígena,  e “Rezar com os pés: Uma experiência teológica do espaço“. Outros documentos podem ser baixados diretamente do saite do COMIN.

No dia 12 de abril, às 19 horas, haverá um debate sobre “Financeirização da natureza e espoliação dos territórios indígenas e camponeses na Amazônia”. O evento será no Anfiteatro Garibaldi Brasil, da Universidade Federal do Acre, e dele participarão representantes da FEPHAC (Federação do Povo Hunikuin do Acre); do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) de Xapuri; da Regional Amazônica do CIMI; e do CFCH/UFAC (Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Acre). A entrada será aberta ao público.

Baseado em informações enviadas por Ana Patira para Combate ao Racismo Ambiental.

Comments (1)

  1. gostaria de saber como faço para adquirir um exemplar do livro kaiowá um povo que caminha, sou academico de direito e pretendo me engajar na defesa dos irmãos indios até porque sou descente de indios, um abraço a todos do cime e parabéns pelo brilhante livro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.