Nota da Adufrj-SSind em defesa da UFRJ pública e democrática

Diante da divulgação por parte das autoridades da UFRJ que o programa “Fantástico” da Rede Globo prepara uma matéria com denúncias sobre a universidade, a Adufrj-SSind manifesta que:

Entendemos que, além da rigorosa apuração e explicação dos fatos por parte da reitoria, se trata de mais um ataque da “grande mídia” às instituições públicas. O objetivo, já bastante conhecido, é desmoralizar a ação do Estado que preserva e amplia o espaço público. Pavimenta-se, dessa forma, o caminho para que se levante a proposta da “iniciativa privada” como solução.

Chamamos as autoridades da UFRJ para uma firme atitude em defesa da universidade pública, particularmente hoje no que diz respeito aos seus hospitais, ameaçados de privatização pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), além da defesa do projeto de reestruturação da carreira docente do Andes-SN e da melhoria das condições de trabalho e estudo na instituição.

A UFRJ precisa avançar na gestão orçamentária pública e transparente, enfrentando as ações “privatistas” de todo tipo, das quais as fundações ditas de apoio são exemplo. Há, na base dos problemas, uma política governamental que estimula a procura pelas fundações, assim como o “empreendedorismo acadêmico”. Esses mecanismos seriam a “solução” para o financiamento da universidade.

Nós, professores, continuaremos lutando por um projeto de universidade pública, autônoma, democrática e popular, ao serviço da transformação social, contraposta à mercantilização e privatização, em benefício da ciência, da arte e cultura e dos interesses históricos dos trabalhadores.

Diretoria da Adufrj-SSind

Leia aqui a matéria no Jornal da Adufrj – SSind.

Enviada por Roberto Leher.

http://www.adufrj.org.br/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.