Bom Retiro 958 metros: a vertigem da cidade real

Raquel Rolnik*

Na paisagem noturna das ruas desertas do bairro do Bom Retiro, uma ocupação dramatúrgica e cênica lança os “espectadores” nas contradições da história e da geografia daquele pedaço da cidade de São Paulo. Trata-se do espetáculo “Bom Retiro 958 metros”, do grupo Teatro da Vertigem.

Mas o Bom Retiro não é um pedaço qualquer de São Paulo…  Porta de entrada da cidade – porque ponto de chegada e interseção de ferrovias – é historicamente local de chegada de imigrantes e hoje lugar de combinação/tensão entre as etnias que ali habitam e trabalham: judeus, coreanos e bolivianos entrelaçados pela indústria da confecção.

Na experimentação artística criada pelo grupo Teatro da Vertigem (é mais do que teatro!) a cidade é palco, cenário e personagem. Através da música, da luz e da fala, atores (e espectadores) transformam o lugar contando a história… e a história que está por trás da história, lançando luz sobre o presente.

Máquinas de costura, manequins, consumidores e o povo da rua pontuam todo o percurso: pelas ruas do bairro, dentro de um shopping, junto ao muro de pedra da linha do trem, nas ruínas da antiga “Casa do Povo”, expondo as contradições do mundo do consumo/da moda/das relações de trabalho, das relações de poder.

No final, aprisionados nas ruínas de uma cultura judaica abandonada e quase extinta, costureiras, “crackeiros” e espectadores são expulsos com jatos de água e sabão. Seu destino: o lixo.

O espetáculo é imperdível e pode ser visto até 16/12.

Serviço:

Bom Retiro 958 metros
Oficina Cultural Oswald de Andrade – área externa
R. Três Rios, 363 – Bom Retiro – Centro. Telefone: 3255-2713.
Ingresso: R$ 30.
quinta a sábado: 21h.
domingo: 19h.

Em tempo: passei boa parte de minha infância no Bom Retiro e não me conformo com o estado lamentável de abandono em que se encontra o TAIB, palco fundamental da reconstrução político-cultural da comunidade judaica pós-holocausto!

*Urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e relatora especial da Organização das Nações Unidas para o direito à moradia adequada.

Bom Retiro 958 metros: a vertigem da cidade real

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.