Mariana Anunciação
A AJI (Ação de Jovens Indígenas) se prepara para realizar uma passeata em favor da paz, nesta sexta-feira (09), às 7h. O ponto de saída está marcado para acontecer na rotatória Jaguapiru, em direção ao centro da cidade de Dourados.
A passeata tem como objetivo chamar atenção a violência que acontece na aldeia Jaguapiru e Bororó de Dourados – MS. A idéia é reunir os jovens indígenas, a comunidade e lideranças para apelar por justiça, paz na aldeia, e pelos direitos que são violados.
De acordo com a Polícia Civil de Dourados, ao todo, a Reserva Indígena concentra hoje uma média de 25% dos homicídios de todo município. Em 2011 foram 11 assassinatos registrados na aldeia; uma média de 1 homicídio por mês. As estatísticas indicam que enquanto a média de assassinatos em todo o município, que tem quase 200 mil habitantes, é de 4 por mês, na aldeia, que tem a população bem inferior, de 13 mil, é de 1 por mês.
Mesmo com a Força Nacional atuando na Reserva, o agravante é que os crimes praticados geralmente são marcados com requintes de crueldade e de extrema violência.
http://www.midiamax.com/noticias/788453