SOS Saúde Mental – Carta e Petição pública dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial e Saúde Mental de Niterói

O Arbítrio Municipal opera estratégia de neutralização e retaliação política/pessoal às custas – daqueles que dependem da Atenção Psicossocial e da Saúde Pública – e do descarte vil dos Guerreiros e Guerreiras que trabalham no setor.

Nós, usuários do CAPS Alameda e das demais unidades de SM da cidade, aflitos pela ameaça de desligamento de mais de 90% do competente, qualificado e diligente quadro profissional, nos mobilizamos para nos contrapor à injustiça cometida contra pessoas de nossa confiança e estima – que, por anos a fio, trabalharam sem vínculo empregatício, caminhando conosco sem descanso – e sugerimos a todos, gratos desde já, que se informem, assinem e compartilhem a Petição Pública em Defesa do Ecossistema Humano da Rede Municipal de Saúde Mental de Niterói.

Familiares de usuários da Rede Municipal de Saúde Mental, organizados na AUFA-SM, atemorizados pela perspectiva de possíveis regressões terapêuticas, distribuíram outra petição que circula em modo impresso nas unidades.

O atual contexto de venalidade institucionalizada no município demanda um esforço conjunto – por parte de usuários, trabalhadores e apoiadores da Rede de SM – para a anulação e/ou revisão de critérios do “edital da exclusão”, como se faz igualmente necessária mobilização maior para extinguir a privatização da Saúde Pública de Niterói representada por instituição de Fundação de Direito Privado (batizada cinicamente como “Fundação Estatal de Saúde” pelo neoliberal Rodrigo das Neves), uma mera gerenciadora de recursos agenciada por conluios inescrupulosos de expropriadores da Saúde Alheia e do Bem Comum, despudoradamente travestidos em “Organizações Sociais”.

Porém, antes de tudo e demandando o apoio de todos (por meio de Petição Pública), nós, usuários da Atenção Psicossocial e Saúde Mental de Niterói, precisamos ter como prioridade a luta para refrear as engrenagens da máquina municipal de “exclusão legalizada”, pois, não há outro meio de deter o previsível Holocausto Ambiental na Rede de SM que não passe pela preservação dos ecossistemas humanos das respectivas unidades.

Portanto, solicitamos a todos que se informem sobre as ameaças que, hoje, pairam sobre a Rede (em páginas como as do Fórum de Trabalhadores da Saúde Mental de Niterói), endossem e compartilhem a petição do link acima, apoiando a mobilização pela preservação e proteção das presentes equipes da Rede de Atenção Psicossocial e SM, pois, nós, usuários, não podemos perder nossos vínculos terapêuticos nem a qualidade dos serviços – menos ainda o arejamento, o espírito democrático, o respeito e a empatia que se respiram nas unidades de Saúde e Atenção fecundadas pelo logos antimanicomial.

E, especialmente, porque não fomos consultados em nenhum momento pela Secretaria de Saúde sobre a evolução de nossos respectivos tratamentos e/ou sobre substituições – nem compactuamos, de modo algum, com as covardias e injustiças perpetradas pela Prefeitura de Niterói contra aqueles que, por vezes, à duras penas, caminharam – e caminham – conosco em nossas trajetórias pessoais. Imensamente gratos pela atenção, pelo apoio e pelo compartilhamento.

* * *

PETIÇÃO EM DEFESA DA REDE DE SAÚDE MENTAL DE NITERÓI

Ao agirmos juntos teremos mais força e maior facilidade em sermos ouvidos. Junte-se a nós e apoie a causa. O seu apoio é muito importante. Assine AQUI.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.