Moradores da cidade organizam campanha pela internet para levar água a indígenas das aldeias urbanas da região
Beth Begonha, Rádio Nacional da Amazônia
Grupo de voluntários realiza ação de arrecadação de dinheiro para efetuar reparos em canos para que a água possa chegar aos poços que abastecem as aldeias Jaguapiru e Bororo. Em parceria com profissionais e comerciantes, a ação visa chamar a atenção da população brasileira para a situação vivida pelos Guarani Kaiowá de Dourados no Mato Grosso do Sul.
Segundo os ativistas, o governo já abriu licitação para a reestruturação do abastecimento nas aldeias, mas como a situação é emergencial, o objetivo da ação é criar uma situação de conforto para que os índios possam esperar o fim da licitação e das obras estruturantes. Outra preocupação é que os indígenas evitem água de poços ou riachos próximos que estão contaminados. Isso porque a ingestão de água contaminada pode aumentar os problemas de saúde da população, especialmente nas crianças.
No Amazônia Brasileira desta quinta-feira (13), a ativista de Direitos Humanos, Isabel Carmi Trajber, explica os detalhes da campanha solidária. Ela esteve nas aldeias e conversou com moradores e agentes de saúde e afirma que a situação é dramática. Ao perceber que o problema estava ligado à transmissão da água até as casas devido ao mau estado de conservação dos canos, conseguiu as parcerias para que esses reparos básicos sejam feitos evitando que a situação se agrave até que a reestruturação de distribuição da água seja estabelecida seguindo todos os tramites necessários para a implementação da nova rede de distribuição.
Como o grupo até o momento arrecadou metade do valor necessário para a compra do material, as doações continuam sendo importantes, pois o trabalho só pode começar depois que todo o material estiver disponível para os técnicos que executarão a obra. Na entrevista, Isabel informa a conta na qual você poderá fazer o depósito e dar a sua contribuição para o fim da sede dos Guarani Kaiowá das aldeias urbanas de Dourados no Mato Grosso do Sul.
O programa Amazônia Brasileira vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das 08h na Rádio Nacional da Amazônia, em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões, onde é transmitido ao vivo às 05h. A apresentação é de Beth Begonha.
Edição: Ligya Maria.
Ouça AQUI.