Na última quinta-feira (26), a Ouvidora Geral Externa da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Ana Virgínia Ferreira Carmo, participou da Reunião Fórum Justiça no Ceará, em Aracati. O Fórum Justiça é um espaço aberto a movimentos sociais, organizações da sociedade civil, setores acadêmicos, estudantes, agentes estatais e todas e todos interessados em discutir a justiça como serviço público e, nesse sentido, a importância de se construir uma política judicial integradora para o sistema de justiça, que compreenda ações voltadas para o reconhecimento de identidades e a redistribuição de riquezas, com participação popular.
Durante a reunião, foram debatidos problemas da carcinicultura predatória e a situação das empresas de energia eólica que impedem a circulação de nativos da praia do Canto Verde e no cemitério centenário da cidade. A população foi orientada a procurar a Defensoria Pública da União pois as terras em questão são da Marinha. Na oportunidade, a Defensoria Pública ficou à disposição para ajudar no que for necessário.
Esteve presente na reunião o defensor público de Aracati, Francisco Eliton Albuquerque Meneses, a presidente da Associação de Defensores Públicos do Ceará, Sandra Sá, representantes da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares no Ceará (RENAP), além de lideranças sociais.