O Conselho Indígena de Roraima-CIR, vem publicamente afirmar o apoio total a reivindicação do povo Yanomami em Roraima pelo atendimento de saúde sério e com respeito. E repudiamos o ato corrupto que está sendo feito com recurso financeiro e serviço em prol a saúde do povo Yanomami por gestores do Distrito Yanoamami. E também afirmamos que a tal tuxua Maria não tem legitimidade de representar os demais tuxauas Macuxi, por sempre estar envolvido com politicagem a mando de pessoas que não querem ver indígenas organizados e fortalecidos.
E confirmamos que em 2014, também os indígenas que são atendidos pelo distrito leste estarão em mobilização por entender que as reivindicações feitas de forma pacifica em assembleias de tuxauas com gestores do distrito não estar tendo resultado em prol a qualidade da saúde indígena do leste.
Assim com os Yanomami do Distrito Yanomami, nós também indígenas atendidos pelo Distrito Leste vamos partir para o Vai ou Racha, pois já esperamos o bastante para apenas chegar no final do ano e apenas ouvir lamentações e planos sendo desviados a mando de ingerência política partidária.
E se tiver indígenas sendo cooptados também serão tratados na regra indígena, pois os espaços indígenas devem ser ocupados por indígenas de coragem. A Sesai tem demonstrado que ainda não tem gestores qualificados com interesse pela vida indígena e sim apenas pelo dinheiro em nome do Índio. A conferência passou, mesmo assim as práticas de gestão publica do século da pedra ainda foi feito pelo atual gestor da Sesai, onde os mesmos famigerados estão recebendo recurso público em nome do índio.
Enfim, apoiamos a mobilização do povo indígena Yanamami e queremos respeito dos não indígenas, pois vidas não se compram e nem se negocia.
Mario Nicacio.
–
Leia mais em:
RR – Yanomami continuam na Sesai, ocupada dia 30, e saída de coordenadora já é certa
Yanomami avaliam em conferência que atendimento à saúde continua insatisfatório
Saúde divulga resultado final das entidades selecionadas para execução de ações em saúde indígena