Audiência Popular do Seminário será realizada amanhã em Juazeiro

depositphotos_27798443-Canvas-fabric-textureMinistros confirmam presença no ato onde discutirão pontos como reforma agraria, educação e acesso a água

Por Comunicação MPA

Como resultado da jornada de lutas por Soberania Alimentar, realizada pelo MPA, Via Campesina e diversos movimentos do campo, acontecerá amanhã (27) a Audiência Popular do Semiárido, na sede da CODEVASF em Juazeiro-Bahia, onde serão discutidos pautas historicamente ignoradas pelo estado brasileiro com o povo nordestino. A jornada nacional de lutas por Soberania Alimentar foi realizada entre os dias 15 a 17 de outubro e reuniu cerca de 5mil no nordeste.

Garantir a Audiência Popular do Semiárido foi um grande desafio segundo relata Leomárcio Araújo da coordenação do MPA “o povo trabalhado historicamente foi ignorado pelo estado brasileiro, sobre tudo aqui no nordeste… se não fosse pela pressão e pela organização dos movimentos na jornada do mês de outubro seria impossível que essa audiência foi sequer marcada, nós acreditamos no nordeste como um espaço de produção e de vida, mas para isso precisamos assegurar questões básicas como acesso a terra, água, e reconhecimento dos povos do campo, acreditamos que a Audiência Popular do Semiárido será fundamental para assegurarmos esses direitos do povo” afirmou Leomárcio. 

 Governo brasileiro ignorou o primeiro chamado para a audiência

Segundo a coordenação dos movimentos a audiência não é uma pauta recente,  já que houve por parte das organizações a iniciativa de realizar a audiência no ultimo dia 16 de outubro, no entanto nenhum representante do governo compareceu, mesmo sendo convidados com um mês de antecedência.

 Os ministros Gilberto Carvalho da Secretaria Geral da Presidência da Republica,  Francisco Teixeira da Integração Nacional, e Pepe Vargas do Desenvolvimento Agrário, confirmaram a presença na audiência de amanhã   assim como o  presidente da CODEVASF Elmo Vaz e  do Incra Carlos Guedes.

Na oportunidade o MPA, o MST, o MAB, os Fundos e Feixos de Pastos e a ASA estarão apresentando a pauta já anunciada em Brasília que está estruturada em 4 eixos gerais que agregam várias demandas:

1 – Segurança Hídrica: Criação de Política específica de Segurança Hídrica para o Semiárido.

2 – Reforma Agrária:

3 – Estruturação das Comunidades Camponesas:

4 – Soberania Alimentar: Construção de um Programa Nacional de Conservação e Uso da Biodiversidade da caatinga

Para Maria Kazé, dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores “o governo precisa parar de enrolar as famílias do semiárido e dar respostas concretas às necessidades que vão além das cisternas de placa, pois foi uma das poucas coisas que efetivamente o governo fez no semiárido nos últimos anos”.

A expectativa das organizações é que o governo federal possa dar mais atenção aos temas específicos do semiárido, considerando que no Nordeste ainda vivem quase metade dos camponeses do Brasil. Muitos sem terra, sem água, sem acesso a  educação.

A Audiência Popular do Seminário acontecerá amanhã dia 27 de novembro na sede da CODEVASF em Juazeiro, Bahia com inicio as 10 horas da manhã, toda população do campo e da cidade está sendo convidada para comparecer e participar da atividade.

Contato para mais informações:

Contatos: Leomárcio Araújo – 74 91234476   Maria Kazé – 89 94267750 Fernanda – 87 99893140

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.