CE – Nota das Relatorias do Direito Humano ao Meio Ambiente e Direito Humano à Cidade sobre as obras de Mobilidade Urbana no Parque Cocó na cidade de Fortaleza

Dhesca-300x132As Relatorias do Direito Humano ao Meio Ambiente e Direito Humano à Cidade da Plataforma Dhesca-Brasil demonstram preocupação com a decisão da Prefeitura Municipal de Fortaleza – CE de construir dois viadutos no Parque do Coco, sendo necessário o desmatamento de parte significativa da cobertura vegetal do Parque, que e uma das poucas áreas verdes da cidade.

Está prevista a realização de obras de mobilidade urbana que poderão resultar em danos irreversíveis ao meio ambiente e à cidade, tendo em vista que uma vez realizadas as obras o Parque, que é a principal área verde da cidade, tenderá a desaparecer, trazendo ainda o interesse das construtoras e imobiliárias para aquele local.

A manutenção de áreas verdes e de fundamental importância para a qualidade de vida das cidades. Alem disso, a construção e alargamento de vias já se mostraram ineficazes no enfrentamento da crise de mobilidade urbana por que passam as cidades brasileiras. Esse tipo de diretriz privilegia o uso de automóveis individuais em detrimento de outros modos de se mover na cidade, tais como o transporte coletivo e o uso de bicicleta. Tal modelo, inclusive, prejudica a circulação do pedestre.

No caso em questão, alertamos que devem ser priorizados esforços, por parte do Município de Fortaleza, de construir um processo participativo para debater a obra. Também não pode ser tolerado intimidações e violências contra os manifestantes que estão ocupando o local e exigindo a democratização das decisões sobre a obra. A resposta do Poder Publico deve ser democrática e não repressora.

Para as Relatorias do Direito Humano ao Meio Ambiente e Direito Humano à Cidade as autoridades locais da cidade de Fortaleza – CE devem cessar o processo de derrubada das árvores do Parque. Recomendamos também que a Prefeitura Municipal realize Audiência Pública nos termos do Estatuto da Cidade para apresentação, participação e deliberação sobre o projeto em andamento.

Curitiba, 02 de agosto de 2013.

Atenciosamente,

Leandro Franklin Gorsdorf
Relator do Direito Humano à Cidade

Cristiano Müller
Assessor da Relatoria do Direito Humano à Cidade

Cristiane Faustino
Relatora do Direito Humano ao Meio Ambiente

Fabrina Furtado
Assessora da Relatoria do Direito Humano ao Meio Ambiente

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Rodrigo de Medeiros Silva.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.