Seis mil médicos cubanos virão trabalhar no interior

Medida visa suprir déficit de profissionais em determinadas regiões do Brasil

Agência Estado

O governo brasileiro se prepara para importar 6 mil médicos cubanos para trabalhar no interior do Brasil. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 06, pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, depois de um encontro com o chanceler de Cuba, Bruno Rodriguez. “Estamos nos organizando para receber um número maior de médicos aqui, em vista do déficit de profissionais de medicina no Brasil. Trata-se de uma cooperação que tem grande potencial e à qual atribuímos um grande valor estratégico”, informou o ministro.

A vinda dos médicos cubanos começou a ser negociada em janeiro de 2012, quando a presidente Dilma Rousseff visitou Havana pela primeira vez. A intenção do governo brasileiro é levar os cubanos para trabalhar em cidades do interior do Brasil onde hoje não há atendimento e onde os médicos do País não querem trabalhar.

O Brasil, no entanto, terá que encontrar uma solução para a autorização de trabalho para esses médicos. Hoje, médicos formados no exterior precisam fazer uma prova de revalidação do diploma, o Revalida, em que menos de 10% dos que tentaram nos dois últimos anos foram aprovados. “Ainda estamos finalizando os entendimentos para que eles possam desempenhar sua atividade profissional no Brasil, no sentido de atendimento a regiões particularmente carentes do País”, explicou Patriota.

Enviada por José Carlos para Combate Racismo Ambiental.

Comments (7)

  1. Caro Alex, observe o sistema de saúde nos EUA, e compare com o de Cuba. Que sentido faria trazer médicos norte-americanos para cá?

  2. Por que o Brasil, na sua bondade petista, pai dos pobrezinhos sem saúde, não traz médicos dos Estados Unidos, já que é tão bonzinho assim!? Clientelismo sem medida e sem vergonha! Uma safadeza contra os pobres! Por que, então, não traz médico da Europa? Porque esse governo não tá nem pra pobre, mas apenas a manutenção e continuidade do poder. LARGA A CHUPETA PT!

  3. Sou medico ,ja trabalhei no interior do Brasil,posso falar com propriedade,fico revoltado com a noticia que o governos ira trazer medicos cubanos para o Brasil,o que falta e seriedade com a saúde ,os prefeitos nao pagam os salários combinados ,nao tem condições de trabalho adequadas,o governos federal nao tem uma carreira para o médico.
    Trazer medicos cubanos nao resolve ,o governo de Roraima em 1998 ,trouxe medicos para o interior da capital e interior do estado,enfim ,nao ficou um medico no interior ,todos foram para capital e para outros estados, será que vamos errar novamente.
    Sao seis mil medicos cubanos ,vamos dar os melhores empregos para eles,seria melhor dar oportunidades para os estudantes brasileiros dessas mesmas regiões carentes.

  4. O que esta faltando no Brasil é uma política de fixação do medico no interior do Brasil ,falta tudo ,de dípirona a ambulâncias ,combustível,interessantes que os prefeitos do interior do Brasil na sua maioria gastam muito mal o dinheiro ,tem e muita corrupção ,nao cumprem o salários acertados e atrasam os mesmos.
    Conheço Cuba ,lá falta tudo ,o sonho de um medico cubano e poder sair do seu pais.
    O que falta para melhorar a saúde no Brasil e ter uma carreira de estado para o medico,dar condições dignas de trabalho tanto para o medico comompara todos os profissionais de saúde .

  5. Por que não existem médicos no interior, se o governo oferece salários de R$ 30.000,00??

    É simples!!… o contrato é emergencial e, quando muda a prefeitura, te dão um tapinha nas costas e desfazem toda a estrutura do médico que havia se instalado naquela cidade!
    Às vezes até mantém o médico no seu cargo, mas com um salário 2-3x menor, se aproveitando do fato do profissional já estar estabelecido naquela cidade.

    No momento do desespero, oferecem altos salários. Depois, tiram!

    Ao invés de importar médicos cubanos para o interior, por que não oferecer um cargo com estabilidade e plano de carreira para os médicos brasileiros? Com um salário bem menor do que este, garanto que vai ter fila para assumir os postos de saúde do interior do país

  6. Não entendo a resistência de muitos no Brasil a esse respeito, tenho uma amiga cubana que mora aqui e recebeu uma proposta para trabalhar no interior de um estado para ganhar 30.00,00 e não pode ir por que não tem CRM, será por que esse salário está tão alto? Médicos cubanos cuidam de pessoas e não de extraterrestres, eles cuidam de pessoas que tem gripe, aids, hepatite, as benditas doenças que em qualquer parte do mundo tem, e as diferentes que tem aqui e não tem lá se resolve fazendo um curso de doenças tropicais.

  7. O Governo brasileiro está tentando “tapar o sol com a peneira”. O motivo de não ter médico em muitos municípios brasileiros, não é porque os médicos brasileiros não querem trabalhar nesses locais. O problema são, os baixos salários oferecidos, falta de estrutura operacional para se desenvolver um trabalho no mínimo satisfatório e suporte para que o médico e sua família tenham um mínimo de qualidade de vida, como por exemplo escolas, lazer, alimentação etc…O médico tem que deixar sua família em cidades distantes e não vive mais. Além disso tem que desenvolver um trabalho pífio por falta de condições técnicas. O Governo brasileiro oferece serviços de péssima qualidade em saúde e quer transformar os médicos em “boi de piranha”, pois são esses que estão a frente do setor e são esses que sofrem todo tipo de agressão decorrente da insatisfação dos pacientes. Trazer médicos cubanos deixa claro a negligência, a falta de gerenciamneto e a falência da saúde pública no Brasil. Lamentável essa postura.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.