Dossiê Temático Racismo, sociedade, cultura e política: diálogos Brasil-Portugal

Revista de Ciências Sociais Política & Trabalho

A Revista de Ciências Sociais Política & Trabalho está abrindo chamada de artigos para o Dossiê Temático Racismo, sociedade, cultura e política: diálogos Brasil-Portugal, organizado por Cristina Matos (UFPB\Brasil) e Marta Araújo (CES\Portugal). O dossiê integrará o número 44 da P&T – Edição Jan-Jun de 2016.

Sobre o Dossiê Racismo, sociedade, cultura e política: diálogos Brasil-Portugal:

O dossiê temático Racismo, sociedade, cultura e política: diálogos Brasil-Portugal tem como objetivo publicar resultados de pesquisas que reflitam sobre as dinâmicas sociais que ocorrem em torno do racismo e das lutas anti-racistas nos dois países, articuladas em torno do eixo racismo-sociedade-cultura-política. O diálogo entre Brasil e Portugal, aqui proposto, buscará esboçar um quadro dos debates teóricos, metodológicos sobre o racismo\antirracismo, bem como sobre suas consequências sociais e políticas.

Dessa forma, privilegiaremos trabalhos que tragam abordagens teórico-metodológicas inovadoras sobre o tema, permitindo oferecer aos leitores de P&T uma contribuição ao debate sobre o racismo e as lutas antirracistas nos dois lados do Atlântico. A forma como o racismo se reproduz e tem sido desafiado em diversos campos, como nas produções culturais (media, museus, cinema) e na educação (incluindo nos currículos e livros didáticos), assim como nas políticas públicas, serão focos privilegiados de análise.

Encorajamos a todo(a)s os interessado(a)s o envio de submissões. Além dos artigos, receberemos resenhas de livros publicados a menos de 2 anos e traduções para o português de textos importantes.

Prazo para envio do artigo: 30 de março de 2016

Submissões via website.

As diretrizes para os autores podem ser acessadas aqui.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Diogo Rocha.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.