Delegados indígenas de Roraima participam da Conferência Nacional de Política Indigenista e contribuem para a implementação da política indigenista no País

CIR

Último dia, 17, da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista que acontece desde o dia 14, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF), vem sendo marcado com a aprovação de 816 propostas, considerando que 214 são prioritárias pelo movimento indígena brasileiro.

A Conferência de Política Indigenista é a perspectiva de mudanças na política indigenista do Brasil tendo como foco principal a defesa e garantia dos direitos indígenas na Constituição Federal de 1988, sobretudo, a efetivação e implementação desses direitos. Ao menos, é isso, que os povos indígenas do Brasil esperam com a realização da primeira Conferência Indigenista no País. Participam do evento aproximadamente duas mil pessoas, sendo que 1500 são delegados indígenas de todas das regiões do Brasil, indicados nas etapas regionais.

Entre os representantes do Estado Brasileiro, a Conferência contou com a presença da Presidente da República Dilma Rouseff, Presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), João Pedro, Ministro da Justiça, Jose Eduardo Cardoso, da procuradora da República, Deborah Duprat, além de outros representantes de instituições públicas. Além disso, a presença das organizações indígenas e indigenistas.

Do estado de Roraima participam da Conferência, 35 delegados indígenas, indicados na etapa regional realizada no mês de novembro, no Centro Regional Lago Caracaranã, na TI Raposa Serra do Sol. Os delegados indígenas pertencem as diversas regiões, entre as regiões, Yanomami.

Para etapa nacional, os delegados indígenas de Roraima levaram para a plenária final mais de 200 propostas contemplando os seis eixos temáticos sobre territorialidade e o direito territorial dos povos indígenas; autodeterminação, participação social e o direito à consulta; desenvolvimento sustentável de terras e povos indígenas; direitos individuais e coletivos dos povos indígenas; diversidade cultural e pluralidade étnica no Brasil; direito à memória e à verdade.

Conforme a programação, o encerramento da Conferência seguiu para apreciação e aprovação das propostas em plenária. Foram 816 propostas aprovadas que servirão como diretrizes da política indigenista, sendo que dessas, 214 são consideradas urgentes pelo movimento indígena brasileiro.

A expectativa é que as 214 propostas consideradas prioritárias sejam implementadas o mais breve possível.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.